HSVP recebe doação e realiza transplante

De janeiro a novembro deste ano o hospital registrou 82 doações de órgãos

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Por seu espírito inovador e corpo clínico altamente qualificado, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP)  de Passo Fundo é referência na área de transplantes de órgãos e tecidos.  No dia 11 de dezembro, a instituição realizou captação de rins e fígado que foram encaminhados para a Central de Transplantes do Estado. A doação foi autorizada pela família do bombeiro Waldir Antônio Remboski, 50 anos, que teve morte cerebral confirmada em decorrência de um acidente de trânsito. De janeiro a novembro deste ano o HSVP registrou 82 doações de órgãos, incluindo rim, fígado, córneas e segmentos ósseos e foram realizados 195 transplantes de órgãos e tecidos.
 
Transplante bem sucedido
Um das pessoas beneficiadas pelo transplante de fígado foi o agricultor Nildo Mocellin, do município de Mariano Moro, que aos 65 anos recebeu o órgão de uma doadora do Paraná. Nildo tinha acabado de voltar do trabalho na terça-feira, 14 de dezembro, quando recebeu a notícia de que haviam encontrado um doador compatível para ele. Segundo a filha do transplantado, Scheila Mocellin, ele ficou “extremamente feliz”, e na hora já começou os preparativos para dirigir-se até Passo Fundo.

 Há dois anos foi diagnosticado que o agricultor sofria de cirrose e ele estava na lista de espera por um transplante faziam, aproximadamente, seis meses. A família conta que agora todos estão tranquilos, pois a cirurgia “foi um sucesso”, mas a ansiedade ainda é grande para vê-lo completamente bem.

A esposa de Nildo, Loudes Mocellin, diz que está muito emocionada e agradece a família da doadora que, em um ato de amor e humanidade, proporcionou uma vida nova ao agricultor. Sua filha, Scheila, destaca também o empenho da equipe médica, que foi fundamental para que o transplante fosse bem sucedido.    

O procedimento, que durou em torno de seis horas, foi realizado na madrugada desta quarta-feira, 15 de dezembro, e o paciente, que já recebeu a visita da família, está se recuperando bem.
 
Caminhada pela Vida
Com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, o HSVP, a Liga Feminina de Combate ao Câncer, o Hemopasso e a RBS TV realizam a Caminhada pela Vida, no sábado, 18 de dezembro, das 9h às 13h, na Praça Tamandaré (em frente à Igreja Matriz da Conceição).

Durante a ação serão promovidas atividades para informar e conscientizar a população sobre a importância da Doação de Órgãos e Tecidos. A equipe do Hemopasso estará fazendo cadastro de doadores voluntários de medula óssea. A equipe da Escola de Educação Profissional São Vicente irá fazer verificação de pressão arterial e teste de glicemia.

O roteiro da caminhada inicia na Praça Tamandaré, saindo pela Rua Teixeira Soares, até a Avenida Brasil, seguindo pela Bento Gonçalves, Morom, Cel. Chicuta (em frente ao Bella Città) e Avenida Brasil novamente. Depois entra na rua XV de Novembro e vai pela Paissandu até chegar à Praça Tamandaré novamente (em frente a igreja), onde termina o trajeto.

Gostou? Compartilhe