Texto e Fotos: Natália Fávero/ON
As operações tapa-buracos realizadas constantemente pela prefeitura não adiantam mais para o asfalto antigo e deteriorado da grande maioria das vias públicas. Entre as principais ruas atingidas estão alguns trechos das Avenidas Brasil e Presidente Vargas e da Ângelo Preto. Ruas secundárias que poderiam servir como alternativas para desviar o grande fluxo da Avenida Brasil estão em situação precária também. É o caso da Rua Uruguai entre o pátio da Prefeitura até próximo ao Hospital da Cidade, e a Duque de Caxias que liga a São Cristóvão a Petrópolis.
A sugestão dos leitores foi comentada no site do ON em uma das matérias realizadas nessa semana sobre buracos no bairro Hípica. A indignação deles em relação a situação das ruas é tanta que chegaram a apelidar Passo Fundo de Craterolândia e Capital Nacional dos Buracos.
Confira o resultado da blitz:
Avenida Brasil
O trecho da Avenida Brasil, no Bairro Petrópolis, próximo ao Cais, está muito deteriorado. Os veículos não têm por onde desviar
Muitos trechos da Avenida Presidente Vargas precisam de melhorias. Próximo ao antigo ZD Costi, antes da lombada física, buracos com mais de cinco centímetros de profundidade prejudicam os motoristas
A rua Duque de Caxias é o acesso mais rápido de ligação entre a grande São Cristóvão e o bairro Petrópolis desviando o centro da cidade. Mas as condições da via não estão agradando os motoristas. Com as obras da Corsan nas últimas semanas, os desníveis na pista e as imperfeições do asfalto ficaram mais visíveis.
A rua onde está localizada a Rodoviária também merece uma atenção especial. O fluxo de veículos é intenso e o asfalto deteriorado está ficando cada vez pior. Buracos são encontrados em quase toda a sua extensão.
Nem mesmo a ruas próximas a prefeitura escapam dos problemas dos buracos. A Travessa Poder Legislativo que fica ao lado da prefeitura, esquina com Uruguai também está danificada. Os paralelepípedos precisam de uma manutenção. A situação também se repete na rua Uruguai, que fica atrás da prefeitura. Essas vias são muito utilizadas para desviar o movimento da Avenida Brasil.
A rua Coronel Pelegrini que liga a Duque de Caxias a Fagundes dos Reis é um caminho muito utilizado para desviar Avenidas movimentadas como a Presidente Vargas e chegar até o centro. O asfalto também está deteriorado e apresenta alguns buracos dignos de causar estragos em veículos.
Secretaria de Obras promete melhorias
O secretário Ermindo Simonetti informou que a Avenida Presidente Vargas e as ruas Ângelo Preto e Duque de Caxias estão recebendo obras da Corsan, através da concessão feita com a prefeitura. Segundo ele, a canalização beneficiará a comunidade e são trabalhos necessários para melhorar o saneamento. Há uma expectativa para que esses serviços naquelas vias terminem no final de janeiro do próximo ano e logo em seguida, a prefeitura deverá fazer o recapeamento total dessas ruas.
No início de janeiro de 2011, a Avenida Brasil deverá receber melhorias. Está previsto uma operação tapa-buraco que deverá iniciar no trevo da UPF. Atualmente a Secretaria está realizando melhorias na parte central. Entre as ruas beneficiadas até agora estão a Coronel Chicuta e Bento Gonçalves. O Parque Farroupilha também está recebendo melhorias. Na sequência, as vilas Luíza e Hípica também estão no cronograma. “Passo Fundo é muito grande. É preciso que haja manutenção permanente nas ruas asfaltadas que são maioria na cidade. Não podemos esquecer que auxiliamos as demais secretarias e estamos investindo muito do desenvolvimento econômico prestando serviços as empresas que estão se instalando”, disse Simonetti.