Clarissa Ganzer/ON
O nome da cidade que sedia o Concurso de Saltos Internacional Oficial (CSIO) Mercosul da Juventude, Passo Fundo, é de origem indígena, batizado inicialmente de Goio-en. A palavra na língua dos índios significa muita água, rio fundo e, portanto, por analogia, se pode também traduzir por Passo Fundo. Além disso, o nome remete ao trajeto que os tropeiros faziam nas viagens do Rio Grande do Sul a São Paulo e vice-versa.
Entretanto, durante os quatro dias do CSIO e do Concurso de Saltos Nacional (CSN) Natalino, o município transforma-se na cidade do galope, do salto, dos encantadores dos conjuntos da América do Sul. As competições começaram ontem (16) e se estendem até domingo (19). Elas acontecem no Centro Hípico e Haras MD.
São cinco países que participam do CSIO: Brasil – com a maior delegação, Uruguai, Argentina, Paraguai e Peru. Atualizando os dados já publicados no jornal O Nacional, Maurício Dal Agnol, proprietário do Centro Hípico e Haras MD, afirma que são cerca 70 conjuntos no concurso internacional e cerca de 65 conjuntos no concurso nacional. No CSIO os competidores têm de 12 a 21 anos.
“Hoje [quarta-feira] a gente pode dizer sem sobra de duvidas que Passo Fundo, neste final de semana, é a Capital Sul Americana do Hipismo”, Maurício Dal Agnol, proprietário do Centro Hípico e Haras MD.
Um mundo a parte
Para concretizar o evento, “a principal festa do hipismo do Brasil em 2010”, conforme Dal Agnol, foram investidos R$1,2 milhão. Cerca de $350 mil só na pista do centro hípico. “Para este evento foi feito, primeiramente, a melhoria da pista. Hoje nós temos uma das melhores do Brasil. Nível internacional europeu.”, indica o proprietário. No país, Curitiba e Rio de Janeiro são os únicos lugares que tem a pista igual à de Passo Fundo. Os concursos geraram aproximadamente 200 empregos diretos para a cidade.
Do bom e do melhor
Caso você, leitor, não seja um cavaleiro ou amazona, a estrutura do evento não deixa a desejar para quem pretende apenas assisti-lo. Além dos espaços tradicionais para lanches, banheiros, foi construído um lounge para abrigar o público. Para as pessoas mais vaidosas, há também um salão de beleza, peluquería em espanhol. Aliás, tudo é traduzido para a língua, em virtude dos visitantes estrangeiros.
Uau!
De acordo com Dal Agnol, aproximadamente 300 pessoas estão envolvidas no evento. Apenas no show de abertura, desenvolvido pela Companhia da Cidade especialmente para os concursos, participaram 70 artistas e mais em torno de 30 pessoas da equipe de produção. A cerimônia aconteceu na quarta-feira à noite. A Companhia da Cidade surpreendeu e emocionou o público. O espetáculo envolveu música, dança, mágica, arte circense: trapézio, acrobacias em tecido, pirofagia, entre outros.
No final do espetáculo de mais ou menos duas horas, fogos de artifício brilharam no céu passo-fundense e encerraram a apresentação. “Hoje [quarta-feira] a gente pode dizer sem sombra de dúvidas que Passo Fundo, neste final de semana, é a Capital Sul Americana do Hipismo”, finaliza Dal Agnol.
Programação de hoje
CSIO Mercosul da Juventude
8h30 – Copa das Nações – Mirim (12 a 14 anos)
10h30 – Copa das Nações – Pré Junior (14 a 16 anos )
12h30 – Copa das Nações Junior (16 a 18 anos )
15h – Copa das Nações – Young Rider (18 a 21 anos)