Governo implementa sistema Hemovida em todos os Hemocentros do Estado

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os nove Hemocentros do Rio Grande do Sul, instalados em Porto Alegre, Caxias do Sul, Alegrete, Pelotas, Santa Maria, Santa Rosa, Cruz Alta, Passo Fundo e Palmeira das Missões chegam ao final de 2010 com o sistema Hemovida em pleno funcionamento.

O Hemovida gerencia serviços de hemoterapia e foi desenvolvido, especificamente, para bancos de sangue. O objetivo é informatizar todo o ciclo de doação de sangue, desde a captação até a distribuição do material, controlando cada etapa do processo. O sistema permite aos gestores das esferas federal, estadual e municipal o acesso aos dados indispensáveis à tomada de decisões quanto ao gerenciamento em todo o processo do sangue na Hemorrede.

Com a qualificação das informações, o atendimento dos doadores torna-se mais ágil, desde o cadastramento até a coleta de sangue. O sistema oferece, ainda, a emissão de relatórios gerenciais essenciais à plena gestão das atividades nas unidades hemoterápicas e possibilita o cadastramento de doador, dados sobre histórico de doenças, transfusões de sangue, pré-triagem, coleta, fracionamento, imuno-hematologia, sorologia e distribuição. Também identifica, por código de barras, as bolsas coletadas, processadas e distribuídas, e supervisiona a infusão de hemoderivados.

Um dos principais objetivos da Hemorrede Pública do Estado do RS é alertar a população para a importância da doação voluntária de sangue. O Hemorgs é o coordenador da Hemorrede Pública do Estado, descentralizando e interiorizando os serviços de hemoterapia como forma de facilitar o acesso à doação.

O sangue é essencial e insubstituível para o tratamento de várias doenças, mas, no entanto, é um potencial transmissor de agentes causadores de diversas enfermidades, como hepatite, sífilis e Aids, entre outras. Com o objetivo disponibilizar à população gaúcha sangue de qualidade, livre do risco de transmissão dessas e outras doenças, foram mobilizados esforços para a informatização, que permite a melhoria na qualidade do sangue.

Agência de notícia do Governo do Estado

Gostou? Compartilhe