Daniela Wiethölter/ON
Vago desde agosto deste ano, quando o Ministério do Trabalho mudou de endereço, a antiga sede poderá ser cedida ao município. A solicitação foi formalizada assim que o imóvel foi desocupado e reforçada pessoalmente pelo prefeito Airton Dipp ao Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, em outubro, quando foi inaugurado a nova sede do Ministério na cidade. Segundo a secretária de Educação, Vera Vieira, o município solicitou a transferência do imóvel público da União para instalação do Cemae, Centro Municipal de Assistência ao Educando, que realiza atendimento especializado a alunos da rede municipal com problemas de saúde. Atualmente o serviço é deficitário, pois é realizado em uma antiga sala localizada nos fundos da antiga prefeitura. “O local não é adequado, porque além de ser muito antigo, não contamos com salas suficientes”, afirmou a secretária.
No Cemae hoje trabalham 12 profissionais, entre eles psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeuta, psicopedagoga, além de médicos otorrinolaringologistas, pediatra, neurologista e psiquiatra. Eles realizam atendimento clínico aos alunos das escolas municipais de educação fundamental e infantil. “Atendemos as crianças que apresentam problemas de saúde que estejam prejudicando a aprendizagem na escola, como deficiências neurológicas, auditivas, na fala e outros”, explicou.
Conforme a secretária, o município ainda aguarda uma decisão da Gerencia Regional de Patrimônio da União, setor responsável pela análise da transferência, mas independente da resposta do governo federal, o município vai procurar um novo local para instalar o Cemae.