Lino de David volta a comandar a Emater

Governo: agrônomo formado em Passo Fundo, ele promete resgatar a dignidade do agricultor

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

A partir de 1º de janeiro, o engenheiro agrônomo, Lino de David, reassume, pela segunda vez, a direção da Emater no Estado. David morou mais de quinze anos em Passo Fundo, quando trabalhou no Cetap, Centro de Tecnologia Alternativa Populares, entidade sem fins lucrativos criada para atuar na construção da agricultura sustentável com base em princípios agroecológicos.
Durante o governo Olívio Dutra, entre 1999 e 2002, o agrônomo foi diretor presidente da Emater e desde então trabalhou como assessor da bancada do PT para assuntos da agricultura na Assembléia Legislativa. Segundo David, o retorno ao comando da Emater terá muitas semelhanças. “Quando assumi o cargo pela primeira vez, a Emater estava totalmente desestruturada, agora vamos encarar tudo novamente”, disse.
Projetos
Para o novo diretor, o agricultor tem sido marginalizado, por isso sua principal meta é resgatar a dignidade da profissão no campo. “A melhor forma para isso é fomentar a agricultura familiar de desenvolvimento sustentável e investir na assistência técnica aos produtores”, explicou. Para isso, ele pretende reestruturar imagem da Emater, a parte operacional e valorizar e qualificar o atual quadro funcional. Entre as novidades, David reforça ainda que a meta do governo Tarso é investir na infraestrutura de comercialização. “A vida no meio rural vai muito além do agronegócio, por isso queremos mudar também questões culturais”, afirmou.

Foco no desenvolvimento rural
A Emater é considerada pelo novo governo como peça-chave no andamento de projetos da nova secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, que será comandada pelo petista Ivar Pavan. Para atender 280 mil famílias de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, pescadores e quilombolas no Estado, David terá em 2011 um orçamento de R$ 105 milhões. Atualmente, a empresa pública conta com dois mil funcionários trabalhando em 492 escritórios em 496 municípios no Rio Grande do Sul.

Emater em novo endereço
A partir da próxima semana o Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, que funcionava na Avenida Brasil, passa a atender em novo endereço: Av. Presidente Vargas, 100, sala 401.

Conheça as outras indicações para o governo de Tarso Genro
Detran - Alessandro Barcellos.
Superintendência do Porto de Rio Grande - Dirceu Lopes.
Cesa - Lotário José Vier
Diretor Presidente BRDE - Carlos Henrique Horn.
Diretor de Operações BRDE - José Hermeto Hofffman.
Diretor Geral do DAER - Milton Cypel.
Presidente CEEE - Sérgio Souza Dias.
Chefe da Casa Militar - Coronel Leandro Ribeiro Fonseca.
Fundação de Desenvolvimento de Recursos Humanos – FDRH - Jorge Branco.
Superintendente da Susepe - Gelson Santos Treiesleben.
Presidente da Fepam - Carlos Fernando Niedersberg.
Líder do governo na Assembléia - Miriam Marroni.

Gostou? Compartilhe