Natália Fávero/ON
A situação do lixo neste Natal foi bem diferente da registrada no ano passado. Mesmo com o aumento de 100% na produção de resíduos na cidade, não houve registro de reclamações. O caminhão de lixo não passou no final de semana, mas a situação foi considerada tranquila pela Secretaria do Meio Ambiente. Os contêineres instalados na área central contribuíram para isso. Foram colocados mais equipamentos para o lixo reciclável e nos dias que antecederam o Natal e no dia de ontem, os caminhões de lixo da Codepas fizeram um trabalho de reforço para recolher as cerca de 200 toneladas de resíduos produzidos no sábado e domingo.
Na semana do Natal, foram instalados mais 30 contêineres azuis nas principais vias do centro do município para atender a demanda, principalmente a do comércio. Nessa época, as pessoas também costumam produzir mais lixo. Os caminhões chegaram a passar duas vezes por dia e um terceiro reforçou a coleta seletiva.
Na segunda-feira (27/12), durante o dia foram recolhidos mais de 100 toneladas e esse mesmo montante foi coletado à noite, chegando a 200 toneladas aproximadamente, aumentando em 100% a produção normal que é de 120 toneladas diárias. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Clóvis Alves, o reforço nessa época e os contêineres foram fundamentais para o cenário do ano passado não se repetir. “Nos antecipamos e reforçamos os pontos centrais, no comércio e nos condomínios. Nos bairros, a situação também foi tranquila bem diferente de 2009”, argumentou Alves.