Glenda Mendes/ON
Com capacidade para armazenar até 130 mil pneus para descarte, o Ecoponto de Passo Fundo terá seus estoques zerados no próximo mês, conforme prometeu a Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos (Anip), responsável pela coleta e destino final deste material. “Tivemos, por parte da Anip, a promessa de que no início do ano farão uma varredura total, vão terminar com nosso estoque”, informa o secretário municipal de Meio Ambiente, Clóvis Alves.
Entretanto, apesar do plantão de atendimento ter sido ampliado de um para dois turnos, o depósito irregular de pneus continua acontecendo, principalmente nos finais de semana, quando o Ecoponto não está em funcionamento. “Embora esteja com plantão manhã e tarde, ainda enfrentamos alguns problemas, especialmente no final de semana, quando são deixados pneus do lado de fora”, ressalta o secretário. Diante dessa situação, ele alerta que é preciso respeitar o horário para descarregar o material para que assim a armazenagem aconteça da forma adequada. O horário de funcionamento do plantão é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
“Temos pessoal trabalhando direto no Ecoponto, mas algumas pessoas continuam desrespeitando o horário. Porém agora, o máximo que acontece é deixarem pneus no final de semana e chega na segunda-feira de manhã e o pessoal já recolhe”, explica Alves. Situação semelhante, porém mais grave, foi verificada no início deste ano, quando por alguns dias o depósito irregular de material foi tanto que esgotou a capacidade de armazenagem do Ecoponto, fazendo com que parte dos pneus ficasse do lado de fora.
À época, o secretário explicou que a situação se agravou devido a depósitos sem autorização feitos por outros municípios e por caminhões que realizavam a descarga nos finais de semana ou à noite, fora do horário de funcionamento do Ecoponto. Segundo Alves, a demanda do Ecoponto não é constante e varia muito de acordo com outras ações realizadas, tais como campanhas.
Contudo, o local pode ser acessado tanto por empresas como particulares. “Qualquer pessoa pode levar pneus até o Ecoponto. Geralmente a maior procura é por empresa que geram um grande número de pneus para serem descartados, que então devem fazer um cadastro, mas qualquer pessoa que tiver um pneu que precise descartar pode levar até lá”, salienta o secretário.
Destino
O destino final dos pneus é dado pela Anip, que encaminha os pneus para o município de Nova Santa Rita, onde os exemplares são picotados e misturados ao asfalto; ou Candiota, onde são utilizados para queima no lugar da lenha e depois têm as cinzas acrescentadas ao cimento.