Em menos de 30 minutos três contêineres foram incendiados

Já são cinco os contentores destruídos por ações de vândalos em Passo Fundo, em uma semana

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

Desde que foram instalados em novembro, cinco contêineres já foram incendiados, sendo três deles na madrugada de ontem. Todas as ações foram registradas no mês de dezembro. Um adolescente de 17 anos chegou a ser detido pela Brigada Militar na semana passada por ter colocado fogo em um equipamento de coleta na Avenida Brasil. A Secretaria do Meio Ambiente e a empresa Contemar Ambiental responsável pelos contêineres entrarão na Justiça para ressarcimento e encaminharão o caso para o Ministério Público.

Segundo o Corpo de Bombeiros, na madrugada da noite passada, eles atenderam três ocorrências de incêndio em contêineres em 27 minutos. O primeiro deles aconteceu às 00h18min, na Avenida Sete de Setembro. Dezesseis minutos depois, às 00h34min, outro contêiner foi alvo do mesmo crime, na Avenida Brasil e após onze minutos, às 00h45min, os bombeiros tiveram que apagar o fogo de mais um equipamento, na rua Bento Gonçalves. Os equipamentos já foram substituídos imediatamente conforme prevê o contrato firmado entre o município e a empresa.

O secretário de Meio Ambiente, Clóvis Alves disse que esse tipo de ação também configura crime ambiental e os autores podem ser enquadrados na Lei 9.605 e no Decreto 6.514 podendo pagar uma multa que varia de R$ 5 mil a R$ 50 mil. “Vamos encaminhar os casos para o Ministério Público e essas pessoas deverão responder civil e criminalmente pelos danos nos contêineres”, disse Alves.

Alves enfatizou que esses atos são cometidos por uma minoria da sociedade e os culpados não podem ficar impunes. O secretário pediu que a comunidade denuncie. “Os contêineres estão a disposição da comunidade para limpar a cidade. Com a instalação deles os problemas foram amenizados e a tendência é melhorar ainda mais com a separação dos resíduos. O sistema veio para melhorar, mas infelizmente têm vândalos que querem virar notícia, mas infelizmente vão conseguir ganhar fama nas páginas policiais”, desabafou o secretário.

Todas as ações foram registradas na Polícia Civil. O gerente da Contemar em Passo Fundo, Claudinei Costela, explicou que a empresa buscará as formas legais para responsabilizar os autores dos atos de vandalismo e cobrará na justiça o ressarcimento. Afinal, há gastos com a instalação, deslocamento, substituição e material reciclável que poderia ser útil e rentável para os recicladores das associações beneficiadas.

 

Denúncias:
As denúncias podem ser feitas para a Brigada Militar pelo número 190, para a Polícia Civil pelo 181 ou até mesmo para a Secretaria do Meio Ambiente (54) 3311-5494
.


O vereador Patric Cavalcanti passava pela Avenida Brasil no momento em que um dos contêineres pegava fogo e registrou as imagens. O vídeo pode ser acessado aqui

Gostou? Compartilhe