Hemopasso inicia reforma emergencial

Após 20 dias de atraso, Prefeitura contrata empresa para realizar obras emergenciais em parte do Hemopasso. Reformas devem ficar prontas até o dia 14 de janeiro

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

Repetindo as sucessivas novelas nas obras do Hemocentro Regional de Passo Fundo, mais uma vez as reformas solicitadas pelo Centro de Vigilância em Saúde também atrasaram. Segundo o diretor do Hemopasso, Alex Necker, devido a urgência, a prefeitura precisou contratar uma construtora através da modalidade carta convite, onde empresas que já prestaram serviços ao município são convidadas a apresentarem propostas para realizar o trabalho. No entanto, conforme explicou Necker, apenas uma empresa se interessou pelo trabalho, o que acabou atrasando o início dos trabalhos em pelo menos 20 dias e com isso, as atividades de doação de sangue no hemocentro não estão acontecendo desde o dia 29 de novembro.
O contrato com a Plano Engenharia foi assinado na tarde desta terça-feira (28), quando a empresa iniciou as obras. Para atender as recomendações da Vigilância Sanitária, serão gastos R$ 39 mil na adaptação do bloco B para instalação dos setores de recepção, consultórios, sala de recuperação de doadores, sala de coleta e sanitários. Conforme o diretor, o local receberá pintura, divisórias e serão instaladas as redes elétrica, hidráulica e de informática. A previsão é de que em 15 dias as obras sejam entregues e as doações sejam retomadas dentro do Hemopasso.

Já a reforma total do prédio, que está atrasada há quase seis anos, ainda não tem previsão para ser concluída. Além de problemas na execução do projeto, ainda existe um desentendimento financeiro não resolvido entre a Prefeitura e a Construtora João de Barro, empresa que venceu a licitação ainda em 2005. Por isso, segundo o diretor, são grandes as chances de rescisão do atual contrato. “A relação está bastante desgastada e o projeto já foi bastante alterado. Como a Prefeitura já pagou o que foi realizado até o momento, talvez a melhor alternativa seja não realizar novos aditivos neste contrato e licitar tudo novamente, com um projeto novo e com outras exigências”, explicou.

Doações

Enquanto o setor de coletas passa por obras, as doações permanecem suspensas dentro da unidade e somente devem acontecer duas vezes por semana na unidade móvel do hemocentro no pátio dos Bombeiros (Independência nº 1320). Conforme Necker, estão programados plantões para doações para esta quinta-feira (30), nos dias 4 e 6 de Janeiro e 11 e 13 janeiro de 2011, entre 7h30 e 12h30.   O agendamento de doadores deve ser feito pelo fone (54) 3311-5555 com Eduardo, setor de Captação de Doadores, das 07 as 13horas.

Gostou? Compartilhe