Movimento de hermanos deve intensificar em janeiro

Os vizinhos argentinos passam por Passo Fundo para ir ao litoral catarinense. Até dia 27 de dezembro mais de 600 veículos da Argentina cruzaram a região

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Clarissa Ganzer/ON

É muito comum para os gaúchos que costumam veranear nas praias catarinenses dividirem a areia com os vizinhos argentinos. Os hermanos optam pelas praias brasileiras limpas e bonitas para passar o período de férias. Segundo o chefe do núcleo de policiamento e fiscalização da 8° Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Carlos Wolnei Borges, até dia 27 de dezembro 673 veículos argentinos entraram no país passando pela região de Passo Fundo, sendo que 321 já retornaram a Argentina.

Em dezembro de 2009, 1.377 automóveis argentinos foram registrados pela PRF em direção ao litoral de Santa Catarina. “Nos últimos quatro dias do ano de 2009, 470 [veículos] argentinos passaram por aqui em direção ao litoral. É possível que o número que temos até agora aumente até o final do ano e possa triplicar em janeiro”, explica. Os dados alteram nos últimos dias de dezembro, porque os argentinos costumam passar a virada de ano novo na costa do Brasil.

Eles vão invadir a sua praia
De acordo com Borges, em janeiro o número de argentinos que passam pela região aumenta significativamente. Em janeiro de 2010, 11.556 argentinos passaram pela região. Segundo a Concessionária Coviplan, o movimento até dia 27 de dezembro foi fraco e em janeiro deve ser intenso.

Horário ampliado
O presidente da Funzoctur, Antônio Augusto Reveilleau, afirma que em função da entrada de estrangeiros na cidade especificamente no primeiro mês do ano, os dois Postos de Informações Turísticas de Passo Fundo (na BR285 e no Bairro Boqueirão) ampliam o seu horário. “Os postos funcionam das 9h às 18h, mas em janeiro, eles irão funcionar das 9h às 22h. Essa é uma iniciativa da parceria que temos com o Sindicato de Hotéis de Passo Fundo. A expectativa é que o fluxo de argentinos passando por Passo Fundo se mantenha ou supere o do ano passado. Em 2009, estávamos no início de uma crise, este ano, o impacto já foi absorvido”, diz. Em dezembro de 2009, janeiro e fevereiro de 2010, 3.600 pessoas foram registradas nos postos de informação. Reveilleau acredita que 80% das informações foram para os argentinos.

Hospedagem importada
Os estabelecimentos de hospedagem da cidade também esperam que o movimento cresça em janeiro. O diretor do Itatiaia Premium Hotel, Osvaldo Nedeff Klaus, indica que a partir de cinco de janeiro o movimento de argentinos aumenta. Ele afirma que a vinda deles depende da situação econômica na Argentina. “Por enquanto o movimento de argentinos é pouco”, conta. O gerente de reservas e eventos do San Silvestre Hotel, Cleiton Garcez, já registra argentinos no local, entretanto não em grande quantidade. Segundo ele, como a moeda brasileira está valorizada em relação ao peso argentino (um real é equivalente a 2,35 pesos) pode dificultar a vinda deles para o Brasil. A maioria dos argentinos que passam por Passo Fundo são famílias.

Itinerário latino*
Argentinos passam por São Borja, Santo Ângelo, Ijuí, Carazinho, Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Vacaria e Lages, já em Santa Catarina, e daí seguem para as praias catarinenses
*Dados da Concessionária Coviplan

Números de veículos argentinos que passam pela região de Passo Fundo registrados pela Polícia Rodiviária Federal
673 veículos até 27 de dezembro de 2010
1.377 veículos em dezembro de 2009
11.556 veículos em janeiro em 2010
Nos últimos quatro dias de dezembro de 2009, 470 veículos foram registrados


Em dezembro de 2009, janeiro e fevereiro de 2010, 3.600 pessoas passaram pelos dois Postos de Informações Turísticas de Passo Fundo. 80% do público que solicitou informações é argentino

Gostou? Compartilhe