Verão, calor e... baratas

Clima abafado favorece aparecimento de insetos indesejáveis

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação/ON

Basta a temperatura aumentar um pouco e já é preciso tapar os ralos, senão elas começam a aparecer de mansinho, se instalam, e permanecem contaminando a casa e alimentos pelo resto do ano. São as baratas, insetos que causam repulsa na maioria das pessoas e que são de difícil combate.

Com o clima de dezembro, vários pontos da cidade sofreram com infestação desses insetos. Dentre as causas para o aumento da incidência, está o clima. De acordo com o engenheiro agrônomo pós-graduado em entomologia urbana, Antônio Carlos Homrich, o aparecimento de baratas está diretamente ligado ao clima. “Quando temos temperatura acima dos 20ºC e chuva, elas aparecem mais. Isso acontece, porque os esgotos lotam nesta época do ano e elas sobem”, explica.

Depois de saírem de esgotos e bueiros elas acabam indo para as casas. E se a situação for propícia, permanecem. Por isso, é preciso ter um cuidado a mais no verão com a limpeza da casa. “A forma de controlar e evitar que as baratas apareçam é limpeza, não deixar louça sem lavar, especialmente à noite, cobrir os ralos, vedar entradas, como janelas e portas”, alerta o engenheiro agrônomo.

Entretanto, quando a situação sai do controle e a quantidade de animais é muito grande, só mesmo contratando pessoal especializado. “Quando existe infestação, só mesmo contratando empresa para fazer controle”, destaca, que teve aumento de 100% nos pedidos de controle de infestação de baratas este mês.

Lixo acumulado também favorece o aparecimento desses insetos, de acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária de Passo Fundo, Edson Mocinho, “chuvas e calor, lixo acumulado são propícios para o aparecimento de baratas”, destaca.

Dicas para fazer em casa
Usar inseticida comum nem sempre é a solução, pois podem até mesmo causar uma intoxicação na família ou nos animais. Mas existem algumas soluções mais naturais. Confira.

* Misturando 100 gramas de ácido bórico, que se compra em farmácias, com uma cebola picada em pedaços bem pequenos e farinha de trigo obtém-se uma massa que pode ser moldada em bolinhas e espalhadas pela casa. A cebola é um dos alimentos preferidos das baratas, que serão atraídas pela mistura e se alimentarão dela. A medida é eficaz porque o ácido bórico faz com que elas comam a mistura sem parar até morrerem.

* Misturando partes iguais de açúcar e gesso também se obtém uma solução contra as baratas. Depois de feita a mistura, deve-se colocar pequenas quantidades em tampinhas vazias de garrafas, espalhadas pela casa. Ao comer o gesso, o pó vai estalar e ficar sólido, evitando que o inseto se reproduza.
Gostou? Compartilhe