Início de ano com sol e calor

Massa de ar seco e quente continua atuando até, pelo menos, o primeiro dia do ano, indicando sol e calor

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

O ano de 2010 vai terminar com muito sol e calor, assim como começa 2011. Pelo menos para o primeiro dia do ano, a previsão é de temperatura alta, céu claro e muito calor. A chuva só deve aparecer no domingo, mas será em áreas isoladas, de pouca quantidade e esparsa. As informações são da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet.
“Essa massa de ar seco e quente que vem predominando desde final de semana passado vai continuar atuando”, afirma o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio. Isso vai manter as temperaturas máximas altas, acima dos 30ºC. “As temperaturas nos últimos dias não tem ficado abaixo dos 30ºC. Na sexta-feira (31), o dia inicia claro e passa a parcialmente nublado no decorrer do período. Vai ser um dia quente e abafado, em que a temperatura mínima vai ficar em torno dos 16ºC e a máxima pode chegar aos 31ºC”, destaca Sampaio. A mesma massa de ar quente é que faz com que a noite de sexta-feira também seja quente. “Na virada do ano, à noite, vai fazer por volta de 20ºC. Será uma noite quente e céu limpo”, salienta o observador.

O sábado, primeiro dia do ano, ainda será muito quente. “A temperatura mínima fica em 16ºC e a máxima pode chegar aos 32ºC”, comenta Sampaio. O dia amanhece claro e passa a parcialmente nublado no decorrer do período. No domingo (2) é que o clima muda um pouco. “Domingo devemos, no decorrer do dia, ter um aumento na nebulosidade e vai chover em áreas isoladas, mas serão chuvas esparsas e de pouca quantidade”, projeta Sampaio. As temperaturas devem ficar entre a mínima de 17ºC e a máxima de 28ºC.

Na segunda-feira (3), o dia começa com aumento da nebulosidade, mas as temperaturas ficam semelhantes ao domingo. “A semana deve iniciar com nebulosidade, podendo ocorrer pancadas de chuva no decorrer do dia em áreas isoladas. A temperatura mínima será de 16ºC e a máxima será de 28ºC”, ressalta Sampaio. A terça-feira (4) também será de pancadas de chuva mal distribuídas. As temperaturas seguem a tendência, ficando entre a mínima de 16ºC e a máxima de 28ºC.

Ano de pouca chuva e frio fora de época
O ano de 2010 teve algumas características marcantes no que se refere ao clima. “O ano foi marcado pelo mês de fevereiro muito quente, que teve a temperatura mais alta de 2010: 34ºC. Também tivemos, no início de agosto, a maior quantidade de dias de frio intenso consecutivo”, destaca. Foi em agosto que fez a temperatura máxima de 3,6ºC e a mínima de um 1ºC no mesmo dia. “Foi quando nevou em 17 municípios gaúchos”.
Foi no mês de agosto ainda que ocorreu a menor quantidade de chuva do ano. “O mês foi de início do fenômeno La Niña. Foram só 49,2 milímetros, 30% da média que é 165,7 milímetros”, salienta Sampaio. De pouca chuva também foi o mês de novembro, em que se registrou a menor quantidade de chuvas para o mês nos últimos 30 anos, só 60 milímetros. O mês de dezembro de 2010 teve a temperatura mais baixa para o mês nos últimos 30 anos, 6,5ºC no dia 14 de dezembro.

Déficit hídrico
Em dezembro foram registrados 194,4 milímetros de chuva, o que representa dizer que as precipitações foram 20% acima da média, que é de 161,5 milímetros. No ano, foram 1.662 milímetros, 92% dos 1.780 que é a média anual, o que significa que o ano se encerra com déficit hídrico de 8%, ou seja, 118 milímetros a menos de chuva.

O que esperar do verão
Até agora, o verão tem sido de temperaturas altas e chuvas bem distribuídas. Mas o clima deve mudar um pouco a partir de janeiro. De acordo com Sampaio, o verão será de chuva irregular e grande variação de temperatura.

Previsão
* Sexta-feira, dia 31 de dezembro
Claro a parcialmente nublado
Máxima: 31ºC
Mínima: 16ºC

* Sábado, dia 1º de janeiro
Claro a parcialmente nublado
Máxima: 32ºC
Mínima: 16ºC

* Domingo, dia 2 de janeiro
Aumento da nebulosidade, pancadas de chuva esparsas e em áreas isoladas
Máxima: 28ºC
Mínima: 17ºC

* Segunda-feira, dia 3 de janeiro
Nebulosidade, pancadas de chuvas esparsas e em áreas isoladas
Máxima: 28ºC
Mínima: 16ºC

* Terça-feira, dia 4 de janeiro
Pancadas de chuva mal distribuídas
Máxima: 28ºC
Mínima: 16ºC

Gostou? Compartilhe