Glenda Mendes/ON
Foram menos de 40 minutos de chuva torrencial, mas diversos os locais alagados. Uma das regiões mais atingidas foi a Vila Luiza, especialmente a rua São João, onde há 14 anos a chuva tira o sossego dos moradores. De acordo com Maria de Lurdes, que reside no local, sempre que chove, a região fica alagada. Mas na tarde de ontem os moradores receberam a visita do secretário municipal de Obras, Ermindo Simonetti, que prometeu providências.
Conforme o secretário, a maior parte dos problemas não existiria se não fosse o lixo largado nas ruas e que entope os bueiros. “Seguramente 90% dos dessas ocorrências não aconteceriam se não fosse o lixo”, alerta. De acordo com ele, outras regiões da cidade também tiveram transtornos com a chuva da tarde de ontem. “Na Dona Julia, por causa das construções, se criou uma baixada e lá teremos que fazer limpeza da canalização. Na Vera Cruz a água derrubou uma parede”, comenta o secretário.
Além dos alagamentos, dois homens que trabalhavam em uma obra no bairro Petrópolis precisaram ser socorridos. A força da chuva teria derrubado o terceiro piso da obra onde estariam trabalhando. Com isso, Antônio Marcílio Lima precisou ser encaminhado ao Hospital São Vicente de Paulo, onde até o final da tarde de ontem permanecia em observação. Além dele, João Sampaio dos Santos, que estava junto, foi atendido no Hospital da Cidade, onde também permanecia em observação até o final da tarde de ontem. E na Capela da Vera Cruz um velório precisou ser cancelado em virtude do alagamento.
A previsão aponta possibilidade de repetição desse tipo de intempérie para quarta, quinta e sexta-feira. De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, foram 30 mm de chuva na medição da Embrapa, mas no centro da cidade e bairros São Cristóvão e Vila Luiza, a quantidade foi maior. “Acho que deve ter sido cerca de 60 mm nestes locais”, salienta. Durante a tarde, em apenas 10 minutos, a temperatura caiu de 28ºC para 20ºC. Este tipo de chuva, chamada de torrencial, segundo Sampaio, é comum para o verão, podendo chover grande quantidade em um local e não ser registrada chuva em outro. Para o final de semana existe o alerta de possibilidade de temporal, granizo, rajadas de vento e pancadas de chuva forte em áreas isoladas.
VEJA O VÍDEO AQUI |