Redação/ON
No final da semana passada, técnicos da vigilância ambiental de Casca localizaram em uma residência oito larvas do mosquito transmissor da Dengue, Aedes aegypti. Segundo a coordenadora da vigilância ambiental da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, Marli Favreto, o como não foram localizados mosquitos, o município ainda não é considerado como positivo para Dengue. “Este é o primeiro foco encontrado em 2011, e não significa que no perímetro do município exista a doença”, afirma a coordenadora. Mas, com a descoberta já foi intensificada a fiscalização pela Vigilância Sanitária do município, com um arrastão nos 300 metros próximos do foco, até não mais ser encontrado nenhum resquício de larva ou mosquito
Conforme Marli, na região de cobertura da Coordenadoria, que compreende 51 municípios, não foram localizados focos de larvas ou mosquitos nos últimos meses, apenas em 2010 quando em Passo Fundo foram encontradas larvas no mês de abril e em maio na cidade de Não-Me-Toque, mas a doença não se confirmou.
Residências são os principais alvos dos mosquitos
Diferentemente do que acontecia há alguns anos, quando os focos de larvas eram encontrados em pneus, ultimamente as residências são as que mais costumam apresentar problemas. Marli explicou que a melhor alternativa é manter os cuidados dentro das residências, evitando água parada em vasos de plantas, sacos de lixo, potes de alimentação de animais. “Se o ambiente estiver sadio dificilmente haverá casos. Se faltar os cuidados básicos os riscos aumentam”, explicou.
Confira algumas medidas simples para eliminar os focos do Aedes aegypti na sua residência:
*Não tenha plantas aquáticas: cultive-as na terra
*Elimine os pratos de vasos de plantas ou coloque areia grossa até sua borda
*Deixe garrafas com a boca para baixo e outras embalagens recicláveis em locais
*Jogue cloro na água da piscina quando em uso e deixe-a coberta
*Tampe bem a caixa-d'água da sua casa. É importante que as tampas e as caixas não tenham nenhuma rachadura ou furos
*Faça furos nos pneus, para não acumular água dentro deles, ou guarde-os num lugar coberto
*Não deixe brinquedos na chuva. Eles podem ter partes que acumulam água