Movimento no Sine aumenta 30%

Nesse início de 2011, cresce a procura por emprego. O Sine está registrando cerca de 130 atendimentos diários

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

O movimento no Sine aumentou cerca de 30% em relação às últimas semanas. Essa demanda foi constatada no número de encaminhamentos para entrevistas de trabalho e na solicitação da Carteira de Trabalho. A procura está coincidindo com a oferta. Até a quarta-feira (05/01) estavam sendo oferecidas 270 vagas aproximadamente, especialmente para frigoríficos, supermercados, serviços gerais e operador de caixa.  

Em determinados momentos, os pretendentes as vagas formaram filas na recepção da agência. No começo da tarde de ontem, por exemplo, cerca de 60 pessoas aguardavam para uma entrevista para trabalhar em um frigorífico em Tapejara. Diariamente estão sendo feitos em média 50 seguros desempregos, 50 encaminhamentos para entrevistas de emprego e 30 solicitações de carteira de trabalho, sendo que o aumento de 30% foi registrado principalmente nesses dois últimos serviços.
Entre as interessadas em uma das vagas para a empresa de Tapejara está Flávia de Azevedo Moreira, de 22 anos. Ela não tem a carteira assinada há dois anos e está em busca de estabilidade e dos direitos trabalhistas. Com dois filhos para criar, Flávia não se importa em morar em outra cidade.

O coordenador da Agência de Desenvolvimento Social, Cassiano Tagliari, disse que o novo sistema de informática do Ministério do Trabalho e Emprego já está fluindo melhor que quando implantado no início de dezembro de 2010 e afirmou que as filas que se formam são devido a grande procura por emprego e não pelo novo sistema. “As pessoas estão querendo trabalhar e muitas empresas estão ofertando vagas. O sistema está funcionando bem e as quedas registradas no início não estão mais ocorrendo”, disse Tagliari.

A expectativa é que esse novo programa venha agilizar o atendimento e evitar falsificações. Na implantação do sistema estavam sendo atendidas 20 pessoas e agora já estão atendendo 50.

Gostou? Compartilhe