Obras reduzem estoque de sangue na região

Situação deve se normalizar até o final do mês com o final das reformas e a retomada das doações

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

Os hospitais da região que dependem do abastecimento de sangue do Hemopasso começam a sentir dificuldade para manter os atendimentos. No Hospital de Caridade de Carazinho, o estoque de todos os tipos sanguíneos baixou de 45 unidades para 12 unidades e cerca de 60 transfusões deixaram de ser realizadas durante somente no mês de dezembro. Com a redução no estoque, somente casos urgentes estão recebendo sangue. Os pacientes da oncologia e hemodiálise são os mais prejudicados.

Segundo o diretor do Hemopasso, Alex Necker, além da redução espontânea de doadores, muito comum no período de férias, a unidade suspendeu as doações internas há mais de 30 devido as reformas emergenciais solicitadas pela Vigilância Sanitária Estadual que interditaram a ala de coletas e impossibilitou a doação diária média de 45 doadores.

A medida reduziu os estoques em praticamente 50% desde a interdição do local, no dia 29 de novembro, já que as doações deixaram de ser realizadas diariamente na unidade e desde então são realizadas duas vezes por semana na unidade móvel do Hemopasso. Conforme o diretor, a média mensal de doações é de cerca de mil bolsas, mas no mês de dezembro onde foram realizadas duas coletas nos municípios de Carazinho e Tapejara e plantões duas vezes por semana na Igreja Santa Terezinha e nos Bombeiros, o mês fechou com aproximadamente 600 doações.

Para amenizar o problema, a recomendação dada aos mais de 50 hospitais da região, mantidos pela regional, foi de priorizar casos mais graves e adiar as cirurgias eletivas. No entanto, Necker afirmou nenhum hospital deixou de ser atendido até o momento. “O momento é de priorizar acidentes e casos mais graves”, afirmou.

Hemorrede envia bolsas de sangue

Além disso, a unidade solicitou a Hemorrede Pública a disponibilização de 150 a 200 bolsas dos diversos tipos para suprir este momento de redução, cuja previsão de entrega estava agendada para a tarde desta quarta-feira (5). Com este suporte e a retomada do atendimento após a conclusão das obras, o diretor estima que os estoques estejam normalizados até o final de janeiro.

Doações

Até a finalização das obras, o Hemocentro continua a busca de doações, através de sua unidade móvel, duas vezes por semana, na sede do Corpo de Bombeiros de Passo Fundo. O atendimento acontece das 7h30 às 12h nas terças e quintas-feiras. O agendamento de doadores pode ser feito pelo fone (54) 3311-5555 com Eduardo, setor de Captação de Doadores, das 07 as 13horas.

Obras
As obras, que iniciaram com 20 dias de atraso, devem ser finalizadas até o dia 14 de janeiro, quando as doações serão retomadas em um ambiente totalmente reformado. O acesso ao setor de doações vai acontecer pela lateral do prédio e os usuários serão atendidos em novas salas de recepção, de recuperação para doadores, consultórios, lancheria e área de coleta.

Gostou? Compartilhe