Natália Fávero/ON
Os integrantes do Passo Fundo Fusca Clube participarão do “Encuentro Sudamericano de VW por Aire y Derivados de Buenos Aires – Etapa Argentina”, realizado pelo Grupo Movimiento Aircooled de Buenos Aires, no dia 09 de janeiro. Os fusquinhas e a Kombi cruzarão o Brasil, o Uruguai e a Argentina. Foram cinco meses de planejamento para a primeira viagem internacional desses veículos. Só no primeiro dia, eles pretendem percorrer 900 Km.
Os hermanos fizeram o convite aos passofusqueiros em 2010, quando três Fuscas Argentinos participaram do Encontro Sul Brasileiros de Fuscas e Derivados realizado em Passo Fundo. Para viajar até a Argentina, o grupo fez um planejamento das rotas, de itens obrigatórios exigidos (cambão, kit de primeiros socorros), da documentação particular e do seguro internacional para os veículos. A divulgação dessa aventura foi feita nacionalmente através do Fórum Fusca Brasil.
A maioria dos veículos levará cerca de dois passageiros. A Kombi transportará seis pessoas. Os fusqueiros são acostumados a fazer viagens em encontros realizados no Rio Grande do Sul e em outros Estados, como no Paraná. Porém, essa é a primeira viagem internacional dos Fuscas. O diretor de comunicação do Passo Fundo Clube, Lúcio da Silva disse que os veículos normais sentem-se intimidados quando ultrapassados por um Fusca. “O interessante em uma viagem pelas estradas é que tem pessoas que não gostam de ser ultrapassadas por um Fusca e muitas vezes sentem-se frustradas por não conseguir mais alcançá-los”, riu Silva.
Silva disse que a pergunta que eles mais escutam das pessoas é se os fusquinhas conseguirão chegar ao destino. Ele explicou que independente do veículo, se ele é bem cuidado a manutenção será mínima. Mas os Fuscas têm um diferencial. “O que nos ajuda é a mecânica simples que os motores boxer refrigerados a ar propiciam. Existem duas opiniões em relação ao Fusca: o amor ou o ódio. E com certeza sabemos que quem odeia, foi porque perdeu algo para um Fusca ou para o dono de um”, brincou o diretor de comunicação.
Além de conhecer a capital Portenha, conhecida como a Paris Sul Americana, os passofusquenses aproveitarão também, para divulgar o Encontro Sul Americano de Fuscas e Derivados a Ar de Passo Fundo - Etapa Brasil, que acontecerá dias 18 e 19 de junho de 2011.
Os interessados poderão acompanhar a viagem e o diário de bordo pelo blog http://oldersbahnvolks.blogspot.com
A emoção de viajar de Fusca
Para esse grupo viajar de VW é uma sensação indescritível, seja sozinho ou com os amigos. Por onde ele passa o Fusca sempre chama a atenção e vários são os curiosos que chegam para vê-los. “Outros veículos chegam a dar sinal de luz, cumprimentando e fazendo sinais positivos”, disse Silva.
Kit Fusca:
A Kombi levará alguns 'repuestos', caso haja algum imprevisto como alternador, cabos e velas, platinado, condensador, espias, correias, entre outras peças. Também serão levadas peças para os Fuscas dos hermanos, porque lá está cada vez mais difícil de encontrar itens de reposição para VW boxer.
Potência dos VW:
As potências variam de acordo com cada carro. Quatro Fuscas são 1.300, um 1.500, a Kombi e quatro Fuscas são 1.600 (um deles turbinado). A viagem será dividida em dois grupos de cinco veículos, com alguns minutos de diferença nas saídas. A ideia é melhorar a média de velocidade. “Projetamos até Santa Maria uma média de 60 km/h, devido as curvas, movimento da estrada e o terreno acidentado, após, dará para aumentar consideravelmente a média, visto que teremos longas retas e trechos sem muitos aclives/declives”, explicou.
Gastos:
Dentro do planejamento foi criada uma planilha de cálculo de combustível, gastos com pedágio até as balinhas que fossem compradas. Mas, como os Fuscas fazem de 03 até 13 km/l a planilha foi abandonada. O balanço final será feito apenas no final da viagem.
Roteiro:
Os “tropeiros” iniciam a aventura às 4h de quinta-feira (06/01). Outros Fuscas se juntarão em Santa Maria e Rosário do Sul. No primeiro dia eles rodarão cerca de 900 km, pernoitando em Paysandu, no Uruguai. Na manhã de sexta-feira (07/01) reinicia a viagem até chegar à Argentina, quando os anfitriões estarão esperando o grupo antes de Buenos Aires, para a chegada. Os veículos abastecerão em Cruz Alta, Santa Maria, Rosário do Sul, Santana do Livramento/Rivera (Uruguai), Tacuarembó (Uruguai), Paysandú/Cólon (Argentina), Gualeguaychú (Argentina) e Buenos Aires (Argentina). O retorno está previsto para o dia 10 de janeiro.
Os participantes:
Kombi: Lucio, Maurízio, Vania, Juliana, Diogo e Lili
Fusca Bege: Leonardo (Cabecinha)
Fusca Marrom: Natanael Jr. e Síntia
Fusca Preto: Thiago e Vogel (PR)
Fusca Azul saia e blusa: William
Fusca Azul: Nereu e Vera
Fusca Ocre: João
Fusca Bordô: Jorge
Fusca Branco: Igor e Betão
Fusca Cinza: Telmo e Sônia