Mais quatro escolas para educação infantil

Unidades serão construídas com recursos do PAC II e devem reduzir pela metade o déficit de vagas no município

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

A prefeitura recebeu nesta quinta-feira (6) uma boa notícia que deve animar milhares de pais que não conseguem uma vaga para seus filhos nas escolas de educação infantil no município. O governo federal liberou a construção de quatro escolas, com recursos do PAC II, para criar 800 novas vagas em bairros onde ainda não existia atendimento pré-escolar, como Planaltina, Parque do Sol, Loteamento Menino Deus e Loteamento Santa Rita.

Segundo a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Carla Corrales Garcez, a ampliação das vagas deve reduzir o déficit de vagas, que segundo levantamento do Conselho realizado em meados de 2010, identificou que mais de 1,5 mil crianças estavam fora da escola. Atualmente o município é responsável por 26 escolas e oferece 2.677 vagas. Com a construção de mais quatro escolas, a educação infantil passará a ter 30 escolas e 3400 vagas, uma ampliação de cerca de 20% no atendimento. A presidente ressaltou ainda que além das novas escolas, o município precisa estar preparado para atender esta nova demanda. “Além destes investimentos em infraestrutura, o município vai precisar contratar profissionais habilitados para atender estes novos alunos”, afirmou.

Conforme a secretária de educação, Vera Vieira, além das quatro escolas autorizadas para Passo Fundo, o Ministério da Educação também liberou a construção de 165 novas unidades de escolas de Educação Infantil em todo o país. O valor do investimento em cada escola será de R$ 620 mil. “Trabalhamos com os dados do Conselho de Educação, que nos aponta um déficit de vagas em educação infantil de 1500 crianças. Com estas quatro novas escolas passaremos a atender, pelo menos, mais 800 crianças em Passo Fundo. Temos muito a comemorar”, concluiu.

O prefeito Airton Dipp também comemorou a novidade. “Esta já era uma de nossas prioridades para estes próximos dois anos e agora estamos muito próximos de concretizar”, disse.

Com a resolução, a Secretaria da Educação precisa enviar documentos complementares ao Ministério da Educação e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação até o dia 31 de janeiro.  A expectativa da administração é de que as novas escolas possam estar funcionando já em 2012, embora ainda não haja prazo definido para a conclusão deste processo.

Falta de vagas foi manchete de ON
Em agosto de 2010 o Jornal O Nacional relatou a grave situação da educação infantil no município e mostrou que em Passo Fundo 1.575 crianças esperavam por uma vaga nas escolas de educação infantil. Segundo o levantamento, somente 4,5 mil crianças entre zero e cinco anos de idade eram atendidas gratuitamente nas escolas municipais e assistenciais, mas o déficit de vagas já era de 35% do quadro de matriculados.

Berçários e período integral
A maior procura na educação infantil é por vagas para crianças entre 0 e 2 anos em período integral. A demanda é a mais difícil de ser zerada já que o município prioriza o atendimento das crianças maiores, segundo a presidente.  Nas 26 escolas municipais, existem apenas 481 crianças matriculadas, 17% do total de vagas ofertadas em toda a educação infantil. Na Escola Municipal Siloé Rocha Bordignon, única de educação infantil situada no centro da cidade, em 2010 a lista de espera era de 115 crianças, sendo que quase 60% aguardam por uma vaga no berçário. 

Gostou? Compartilhe