Temporais devem continuar até domingo

Tal como vem ocorrendo desde o dia 2 de janeiro, chuvas torrenciais devem atingir a região todos os dias até domingo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação/ON

Os transtornos causados pelas chuvas torrenciais que ocorrem no verão ainda devem tirar o sossego de muita gente. Isso, porque a Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet não descarta a ocorrência deste tipo de ocorrência até o domingo, 9, em toda a região.

Tal como aconteceu, por exemplo, na terça-feira, 4, pode acontecer nos próximos dias e ainda com mais intensidade no sábado e no domingo. “É a famosa chuva torrencial, que vem e às vezes chove metade do que teria que chover no mês inteiro em uma área pequena, considerando uma cidade como Passo Fundo”, explica o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio. Estas chuvas estão sendo verificadas desde o último domingo, dia 2 de janeiro, e devem continuar ocorrendo até, pelo menos, o próximo domingo.

Segundo Sampaio, do dia 1º de janeiro até as 16h de 4 de janeiro, a coleta realizada na Embrapa chegou a 60 milímetros, o que já representa mais de 30% da média do mês que é de 143 milímetros. “Apesar de estarmos vivenciando o La Niña, que indica chuvas abaixo da média, a nossa região, que é a Norte e também as regiões Noroeste e Nordeste tem sido contempladas com chuvas até bem acima da média. Por exemplo, temos dados de que Erechim, em que deveria chover 120 milímetros em dezembro, registrou 200 milímetros. Em Passo Fundo, choveu 194 milímetros em dezembro, 20% acima da média. Carazinho também tem chovido muito bem”, destaca Sampaio.

Embora tenham sido registrados muitos transtornos na área urbana, especialmente pela dificuldade de escoamento da água pelos bueiros em virtude dos entupimentos causados pelo lixo jogado nas ruas, a chuva está beneficiando meio rural. “Para nós o La Niña está sendo até ‘bondoso’, se podemos definir assim, principalmente com as culturas do milho e da soja. Isso só vem a beneficiar, porque vem chuva e em seguida vem sol, então somando as duas coisas, é muito bom para essas culturas. Se continuar dessa maneira nos meses seguintes, fevereiro e março, significa uma boa produtividade”, avalia o observador.

Previsão

Conforme Sampaio, até domingo (9) todas as tardes ou noites vai ocorrer pancadas de chuva em áreas isoladas e mal distribuídas. “Na sexta-feira (7) vamos ter uma elevação acentuada na temperatura máxima que pode chegar entre 31ºC e 32ºC. Ocorrendo isso na sexta-feira, no sábado (8) e no domingo (9), as condições meteorológicas são favoráveis até para temporal na nossa região. Teremos então novamente pancadas de chuva com trovoadas, rajadas de vento de moderado a forte”, ressalta o observador. E quando a temperatura se eleva muito em um dia, “associada a nuvens carregadas no dia seguinte, não se descarta, de sábado a domingo, queda de granizo em áreas isoladas”, alerta.

Gostou? Compartilhe