Temperatura nas alturas

Final de semana foi de chuva torrencial em locais isolados e semana será de forte calor

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação/ON

Dias abafados, chuva torrencial em locais isolados e temperaturas batendo recordes tem sido algumas das características do mês de janeiro até o momento. Mas o que muda ao longo da semana é somente que as nuvens carregadas deixam a região, mas o calor intenso continua. De acordo com o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, as temperaturas máximas estão um grau acima da média desde que o ano começou.

“Após vários dias com chuva torrencial com predomínio dos dias abafados, tivemos principalmente na sexta-feira (7) e no o sábado (8), os dias mais quentes de janeiro, chegando aos 32ºC”, destaca Sampaio. Estes também foram os dias mais quentes do verão. Temperatura mais alta que esta, somente no dia 19 de dezembro, quando o termômetro chegou aos 33ºC, mas ainda era primavera. E além das temperaturas acima da média, as madrugadas também têm sido mais quentes e abafadas, uma vez que as temperaturas mínimas não têm diminuído dos 19ºC.

Até agora, as chuvas representaram 74 milímetros, o que representa 52% da média para o mês, que é de 143,4 milímetros. E a marca das chuvas deve ficar por aí, porque a tendência é que as intempéries sejam muito poucas daqui para frente, inclusive no mês de fevereiro.

A semana
O início da semana, tal como foi segunda-feira (10) será de céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva em áreas isoladas, mas de fraca intensidade. “A tendência é que na quinta (13) e sexta-feira (14) as nuvens comecem a dar mais lugar ao sol, predominando o céu claro. Teremos então poucas nuvens e temperatura em elevação”, salienta o observador. Para hoje (11), a previsão é de temperatura mínima de 19ºC e máxima de 31ºC.

Na quarta feira (12), haverá um pouco mais de nuvens e as temperaturas ficam entre a mínima de 19ºC e a máxima de 29ºC, como foi na segunda-feira. Na quinta-feira (13), o céu fica claro a parcialmente nublado, com temperaturas entre 19ºC e 32ºC. “E na sexta-feira (14) a mínina deverá ficar em 20ºC e a máxima já pode chegar aos 34ºC”, ressalta Sampaio. Além do forte calor, segundo o observador, existe um indicativo de que as chuvas comecem a diminuir, “as nuvens carregadas começam a se afastar e as chances de chuva até o dia 17 de janeiro são muito poucas”, enfatiza.

Nos próximos dias, a umidade relativa do ar deve permanecer alta para o período, “por isso essa sensação de abafamento, porque tendo umidade relativa como hoje (10) à tarde, que foi de 60%, com o tempo nublado, o corpo transpira mas não evapora, fazendo um típico dia abafado”, avalia.

O que vem por aí
O final da semana promete ser de temperaturas altas e talvez recordes. Entretanto, se o clima seguir o mesmo que aconteceu no ano passado, a temperatura mais alta do verão deve ser registrada no mês de fevereiro. No ano passado, no dia 5 de fevereiro, os termômetros chegaram aos 34,3ºC.

Além de muito calor, fevereiro também deverá ser de chuva abaixo da média, tal como promete ser o mês de março. “No ano passado, janeiro registrou 126,5 milímetros de chuva. Em fevereiro foi 103,3 milímetros. E em março, apenas 68. Tudo indica que este ano a situação seja semelhante, com chuvas abaixo da média no verão”, observa Sampaio.

Chuva no final de semana
Embora em áreas isoladas, a previsão de chuva torrencial aconteceu. Entre sexta-feira (7), sábado (8) e domingo (9), o recolhimento na Embrapa foi de 4 milímetros. Mas em bairros, como a Hípica, foram registrados mais de 10 milímetros.

Gostou? Compartilhe