Tecnologia italiana no caminhão que higieniza os contêineres

Com capacidade para lavar até 120 contentores por turno, caminhão usa detergentes biodegradáveis e foi desenvolvimento especialmente para este serviço

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

VEJA O VÍDEO AQUI

Desde que os contêineres começaram a ser instalados, uma das grandes preocupações da população é quanto à higienização. Conforme o contrato com a empresa Contemar Ambiental, que venceu a licitação, a previsão é de uma higienização por mês em cada um dos equipamentos. E este processo será realizado por um caminhão, especialmente desenvolvido para este fim pela empresa Planalto a pedido da Contemar.

Quem desenvolveu a tecnologia do caminhão, foi o engenheiro mecânico Manuel Ibanez. “Este é um equipamento baseado na tecnologia italiana, só que feito com componentes quase 100% brasileiros, conta somente com duas peças importadas, o restante é nacional. Portanto tem facilidade de encontrar peças e atendimento. A empresa Planalto existe há mais de 40 anos e tem todo o serviço de pós-venda e atendimento no país inteiro”, explica.

O caminhão retira o contêiner do solo e o conduz ao interior, onde é realizada a lavagem, que utiliza detergentes biodegradáveis. A água suja que sobra do processo fica armazenada até o momento do descarte, que é realizado diretamente na estação de tratamento. “O equipamento foi pensado para ser simples e funcional. Pode lavar contêineres de 140 até mil litros. Ele tem tanque de recolhimento de água suja que é levada na estação de tratamento. O ciclo de lavagem é feito em 30 segundos e tem autonomia de 120 contêineres por turno”, destaca Ibanez.

O diretor da Contemar Ambiental, o espanhol Fernando Martinez, acompanhou o lançamento do serviço do caminhão, realizado ontem (12), na rua General Netto, em frente à praça Marechal Floriano. “Em princípio o roteiro contempla uma lavagem mensal para todos os contêineres. Iremos atrás do caminhão de coleta, pois assim que o lixo é recolhido, a Contemar estará com o caminhão para fazer a lavagem. Uma higienização mensal é suficiente, desde que a população nos dê uma ajuda. Por exemplo: toda parte de restaurantes, é importante que ensaquem o lixo, para evitar o mau cheiro, mas uma vez por mês é muito suficiente, o contêiner fica perfeitamente em bom estado”, salienta Martinez.

Aprimorando o sistema
“A lavagem vem para aprimorar a coleta de lixo. Era uma de nossas preocupações, mas a gente vê que com o sistema automatizado, não nos dará problemas”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Clóvis Alves. Como tem capacidade para lavar 120 unidades por turno, a expectativa é que todos os 700 contentores possam ser lavados em menos de uma semana, “eliminando o problema de odores, que era uma das preocupações da população”, avalia o secretário.
Segundo Alves, a previsão contratual é de que pelo menos uma vez por mês os contêineres sejam lavados, “mas em casos específicos, como próximo de fruteiras, onde existir um grande volume de lixo orgânico, que gere odor, podemos lavar mais de uma vez por mês”, projeta. O horário escolhido para a higienização é à noite, logo após a realização da coleta para evitar problemas com o trânsito.

Retirada das lixeiras
A partir de agora a secretaria dá andamento a retirada das lixeiras no passeio público. “Temos lixeiras que interrompem o passeio público, dificultando a locomoção principalmente de cadeirantes e cegos”, comenta o secretário.

A partir disso, a população pode entrar em contato com a STMUS, através do telefone 3316 7200 para fazer o agendamento da retirada da lixeira. “A população ainda está se adaptando, porque existem pessoas que ainda não tem o hábito de fazer a disposição do material de forma separada, então pedimos à população que não misture o lixo, que tenha dois recipientes em casa: um para o material orgânico, que são cascas de frutas, restos de legumes, de alimentos, erva-mate, pó de café e outro para o material reciclável, como plástico, latas, papeis em geral”, ensina o secretário.

Gostou? Compartilhe