Codepas deve assumir o estacionamento rotativo

Projeto de lei que passa administração do estacionamento para empresa pública será votado no período extraordinário da Câmara

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

Entre os 24 e 26 de janeiro, período extraordinário na Câmara de Vereadores, o projeto de lei que transfere a administração do estacionamento rotativo pago de Passo Fundo para as mãos da Codepas será votado. Com a aprovação, a empresa pública será responsável por gerenciar e fazer as mudanças necessárias no sistema.

O presidente da Codepas, Saul Spinelli, garante que as mudança serão sensíveis. Entretanto, antes de qualquer alteração, reuniões com CDL, Sincomércio e Acisa irão definir os próximos passos. “O prefeito pediu para conversarmos com essas entidades e verificarmos quais melhorias serão feitas”, disse.

As ações deverão garantir que o estacionamento rotativo pago funcione efetivamente, ou seja, que os carros estacionados nas faixas azuis possuam os tickets estacionamento e que permaneçam ali por no máximo uma hora. Eles devem estudar ainda a ampliação dos pontos de estacionamento rotativo. Um dos locais a receber o sistema seria a avenida Presidente Vargas.

Parquímetros
O projeto de lei prevê ainda a instalação dos parquímetros em áreas de estacionamento rotativo pago. Na próxima semana, Saul Spinelli deve visitar os municípios de Caxias do Sul, São Leopoldo e Porto Alegre, cidades onde os parquímetros já funcionam. “Queremos ver como funcionam lá e que as ações adotaram para garantir o sucesso do sistema”, observa.

Arrecadação
Os valores arrecadados com o estacionamento rotativo pago, o transporte coletivo e a taxa do lixo será reinvestido na empresa. Um dos objetivos é a substituição das paradas de ônibus. Segundo Spinelli, eles serão fabricados pela STMUS (Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana). “Serão simples e baratos, com lixeira, piso e banco, custando R$ 1.309 cada”, afirmou. Em breve, as empresas responsáveis pelo transporte coletivo irão disponibilizar aos usuários os horários de cada uma das linhas. Eles serão afixados nos abrigos.

Gostou? Compartilhe