Clarissa Ganzer/ON
As altas temperaturas e as chuvas em áreas isoladas, observadas durante a última semana, devem se repetir durante o sábado (15) e o domingo (16). O tempo ao longo do final de semana promete ser quente e registrar muitas pancadas de chuva.
O observador meteorológico da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, aponta que temperaturas estão um grau acima da média, principalmente as mínimas. “Deixando, dessa forma, a noite e a madrugada abafadas, além da tarde”, diz.
Sábado e domingo
Neste sábado (15), a previsão é que o dia seja parcialmente nublado a nublado. Podem ocorrer pancadas de chuva a tarde e a noite. A temperatura mínima é de 18°C e a máxima de 31°C.
O domingo (16) não deve ser muito diferente. Em razão das temperaturas elevadas e da formação de nuvens carregadas também existe a possibilidade de registro de pancadas de chuva em áreas isoladas no decorrer da tarde e da noite. A mínima é de 19°C e a máxima de 32°C
Queda de granizo
Conforme Sampaio, na segunda-feira (17), devido a uma grande massa de ar quente e úmida, pode ocorrer pancadas de chuvas torrenciais, de grande quantidade e em pequenas áreas. “Isso acontece pelas nuvens carregadas. Além das descargas elétricas podem ocorrer rajadas de vento de intensidade moderada”, explica. O observador meteorológico complementa que não se descarta a possibilidade de que na terça-feira (18) se registre queda de granizo durante o dia.
A mínima na segunda-feira é 19°C e a máxima de 33°C. Na terça-feira a mínima é de
20°C e a máxima de 30°C.
70% da média de chuva do mês
Desde o início de janeiro já foram registrados 100,5 mm de chuva, o que equivale a 70% da média do mês, que é 143,4mm.