O sistema de encaminhamento de seguro desemprego mudou a partir deste ano. Agora o trabalhador que procura encaminhar o benefício tem a oportunidade de conseguir na hora um novo emprego. Entretanto, na agência do Sine de Passo Fundo o número de vagas ofertadas é um terço inferior do que o de encaminhamentos do seguro.
O Coordenador do Sine, Gilmar Brunetto, revela que atualmente há 220 vagas de emprego, para cerca de 700 seguros desempregos encaminhador por mês. Ele considera vantajosa a mudança do sistema para quem tende a ficar desempregado. Brunetto explica que hoje quando o trabalhador vem solicitar o seguro desemprego o sistema busca vagas disponíveis antes de ele ser concretizado. “O seguro não deixará de ser encaminhado. Mas, se existir alguma vaga que feche com o perfil do trabalhador, o benefício é bloqueado até o resultado daquela mão de obra do Sine. Enquanto não vier o retorno, o seguro não é liberado”, esclarece.
Para o coordenador o número de seguros desempregos é alto para o porte da cidade. “Infelizmente ainda não temos vagas disponíveis para todos os setores, até porque o sistema é novo. As empresas ainda estão se adaptando. A tendência é que dentro de dois meses já se consiga um número maior de vagas, especialmente aquelas que são procuradas especificamente”, conclui.