Redação ON
Nesse sábado (15), das 7h às 16h, 108 pessoas foram atendidas no primeiro mutirão do INSS de 2011. O objetivo da ação foi antecipar a agenda de perícia médica, que registrava atrasos. O gerente da agência do INSS de Passo Fundo, Ricardo Carvalho dos Santos, comenta que a agenda do INSS foi ampliada, além do aumento na demanda. “Tudo transcorreu normalmente. Trabalharam cinco servidores administrativos - que nas perícias iniciais, eles fazem uma liberação cadastral para a perícia médica - e cinco peritos médicos, entre credenciados e de carreira”, diz.
Desde dezembro de 2010, a agência fez o credenciamento de sete novos peritos. Seis estão atuando. Sendo ao todo 15 peritos médicos: seis peritos credenciados e nove no quadro de carreira. Conforme o gerente, a agenda chegou ao máximo de 60 dias, uma situação nova para a agência.
Novos mutirões
O mutirão do INSS, que já aconteceu em anos anteriores, deve repetir até o final de fevereiro. De acordo com Carvalho, três mutirões devem acontecer até o término do fevereiro. Os sábados serão intercalados, sendo um sábado de mutirão e outro não.
Os mais de cem atendidos são pessoas que já foram agendando normalmente as perícias e as pessoas que compareceram na agência porque tinham a marcação de perícia longa e poderiam antecipar as perícias médicas. O próximo mutirão deve acontecer dia 29 de janeiro.