Obras intensificadas a partir de fevereiro

Algumas das prioridades do governo municipal para 2011 são as recuperações e pavimentações asfálticas. Segundo secretário responsável as obras já iniciaram em dezembro e devem ser intensificadas no próximo mês. Presidente da Uampaf diz que irá

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação/ON

A previsão para as vias da cidade nesse ano é positiva. De acordo com o secretário de Obras, Ermindo Simonetti, o prefeito deliberou como prioridade a recuperação, pavimentação e manutenção das ruas da cidade. Desde o dia 15 de dezembro alguns locais da cidade já têm recebido melhorias, como é o caso da Avenida Brasil, Presidente Vargas, Coronel Pelegrini, uma parte do bairro Santa Maria, Parque Farroupilha, São Cristóvão e a rua Castanho da Rocha, no bairro Vera Cruz. “Esse ano vai ser de intensificação na questão das melhorias da pavimentação e um pouco mais lento os novos asfaltos. Agora no início temos que fazer o novo orçamento e o processo licitatório. As obras vão começar a fluir de forma mais adequada em fevereiro”, destaca.

Segundo o secretário a operação tapa buraco será feita de maneira permanente. Nesta segunda-feira o novo caminhão entra em operação para dar mais agilidade ao trabalho. “Essa é uma atividade de melhorias de pontos, que não é o que gostamos mesmo de fazer. Prefiro fazer o recapeamento completo. Esse caminhão tem uma atividade especifica, recupera buracos isolados”, diz.

Avaliação
Para o secretário a Secretaria de Obras tem um bom parque de máquinas. Entretanto, o que sobrecarrega parte do trabalho é assistência prestada a empresas privadas, o que acaba tirando um pouco o foco da comunidade. Se olhado por outro lado, também auxilia no desenvolvimento econômico do município. “Essa semana que passou estávamos trabalhando na Biodiesel. Nesta iremos começar na AmBev. Depois em algumas outras que estão se instalando. Estamos trabalhando no desenvolvimento econômico, que é de extrema importância para o futuro da cidade”, ressalta.
Simonetti avalia também o asfalto da cidade, e diz que é preciso intervenções de forma intensa e permanente. “Essa é a proposta deste governo para esse ano”, diz. Ele revela ainda que há uma deficiência em 30% no número de trabalhadores do quadro operacional. Mas esse problema deve ser resolvido logo, uma vez que uma proposta está sendo encaminhada ao Executivo. “O prefeito já nos sinalizou positivamente, mas independente, de forma organizada, vamos seguindo trabalhando”, pondera.

Obras já realizadas
Simonetti destaca alguns dos recapeamentos e pavimentações já realizadas desde dezembro, como a ampliação e aumento de vazão de duas pontas na Vila Operária, uma na rua Ercília Cogo e outra na Diogo de Oliveira.

Cronograma

De acordo com Simonetti a orientação é que se dê prioridade as vias de ônibus onde ainda não há pavimentação, depois as principais avenidas, onde está o maior fluxo, e posteriormente dar seqüência ao restante dos locais. “Na continuidade vamos trabalhar em algumas pavimentações novas e de recuperação de asfalto antigo com o recapeamento, ou seja, uma reposição da camada asfáltica”, destaca.

A próxima rua que deve receber os serviços da Secretaria é São Pedro, na Vila Luiza, onde, segundo o secretário, há uma extensão significativa para ser recapeada. São cerca de três quadras.
Em seguida, o recapeamento será feito das mediações das ruas Dom Pedrito, São Gerônimo e Canoas, no bairro Vera Cruz.
O prefeito deliberou também nesta quinta-feira a execução de algumas quadras de asfalto na Vila Industrial, no Bairro Umbu, na rua das Antenas na Vila Matos e em frente a BR 285.

Ainda estão previstas melhorias de patrolamento nos Loteamentos Dom Rodolfo e Morada do Sol, por onde passam os ônibus.

Simonetti destaca ainda que o projeto do prefeito, além dos módulos do BID, onde o município entra com contrapartida é fazer a recuperação de algumas outras vias assim que a Corsan terminar as obras. “Vamos fazer a recuperação da Presidente Vargas, Duque de Caxias, Ângelo Preto e da Avenida Brasil, entre Ângelo Preto e Rui Barbosa”, fala.

Uampaf
As reclamações de buracos e de falta de limpeza das ruas, principalmente de vilas, têm chegado com freqüência até a União das Associações de Moradores de Passo Fundo (Uampaf). Segundo o presidente Antônio dos Santos são cerca de 30 ligações telefônicas sobre os assuntos por semana. “Nesse momento estamos acertando com o secretário de Obras e o presidente da Codepas para que no acompanhem em algumas visitas pelos locais e organizem um cronograma. As visitas nos bairros também serão acompanhadas por cada presidente de associação para que ele aponte a principal prioridade de cada local”, fala.

De acordo com Santos a intenção é que já nesta terça-feira as vistorias iniciem. Segundo ele, em um primeiro momento, as ruas onde passam os ônibus e estão com problemas serão priorizadas. “Iremos começar visitando o bairro Integração, depois a Grande Santa Marte e, em seguida, o São Cristóvão”, destaca.

Além dos problemas nas ruas, Santos fala ainda que outra reclamação que tem acontecido é a da falta de limpeza das vias públicas e terrenos baldios. Para isso, estará entrando em contato na próxima semana com a secretária de Trânsito, Mobilidade Urbana e Segurança, para encontrar uma solução. “Queremos que ela firme um compromisso de que a equipe que for fazer a limpeza em um bairro só saia de lá quando terminar. Hoje acontece muito da equipe ir um dia, fazer um pouco do serviço, mudar de bairro e não voltar mais para terminar”, diz.

Gostou? Compartilhe