70% da demanda do Sine atendida

O novo sistema operacional do Sine de Passo Fundo foi implantado em dezembro e profissionais estão em processo de adaptação. Em 60 dias, o atendimento deve ser totalmente normalizado

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Clarissa Ganzer/ON

A instalação do novo sistema de informática do Sistema Nacional de Emprego (Sine) causou transtornos e redução de atendimentos na agência de Passo Fundo. Na primeira semana de dezembro de 2010, quando foi implantado, a diminuição de senhas reduzidas e a lentidão no atendimento eram os principais problemas.

O coordenador do Sine de Passo Fundo, Gilmar Brunetto, afirma que no início do novo sistema eram atendidas 10 pessoas por dia, depois passaram a ser feitos 20 atendimentos diários. Agora são atendidas 30 pessoas pela manhã e 40 à tarde. “Em janeiro já estamos agilizando o atendimento, porque existe melhor adaptação do servidor com o novo sistema. E conseguimos agilizar a maior demanda, que era de seguro-desemprego, e que acumulou em dezembro. [Hoje] 70% da demanda está sendo atendida. Estamos quase chegando na cota de cem atendimentos por dia”, explica. Depois de dois meses, o atendimento deve ser totalmente normalizado.

O coordenador considera que as dificuldades foram causadas pela adaptação dos técnicos com o sistema e também porque em todo o sistema novo são necessários ajustes e com o tempo surgem novas adequações.

Mudanças

Além de mais agilidade no processo de seguro-desemprego e mais segurança com as informações prestadas pelo trabalhador, o novo sistema de informática vai automaticamente buscar vagas no mercado formal para o trabalhador que vai até o Sine encaminhar o seguro-desemprego. “Ele [o trabalhador] não vai deixar de receber o seguro-desemprego, mas primeiramente ele vai ser encaminhado à vaga, se ela está disponível no sistema”, esclarece. Agora é necessário comprovar que se está buscando um novo emprego para receber os benefícios do seguro-desemprego.

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