ESF do Jardim América registra falta de médico

A médica do ambulatório Estratégia da Saúde da Família (ESF) entrou em férias ontem, 17, e só retorna em um mês. Comunidade está preocupada com a falta de atendimento

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

Desde segunda-feira, o ambulatório do programa Estratégia da Saúde da Família do Loteamento Jardim América está sem médico. A médica que atende no local entrou em férias e só deverá retornar no final de fevereiro. O ambulatório abrange uma população com mais de mil pessoas e realizou só em janeiro cerca de 300 consultas médicas. A comunidade está preocupada porque esse é o único posto de saúde do bairro e teme ficar 30 dias sem atendimento. A Secretaria de Saúde, porém, tranqüiliza os moradores e informou que um profissional deverá substituir a médica ainda hoje.

A responsável técnica do ambulatório, Suzana Lunelli de Freitas informou que a médica só deverá retornar ao trabalho no dia 21 de fevereiro. Ela contou ainda que a doutora deveria ter saído há uma semana, mas para não deixar a população desassistida optou por iniciar as férias agora. “A médica deixou tudo pronto antes de sair. Providenciou as receitas dos pacientes e outros procedimentos necessários”, disse. A enfermeira disse que em janeiro foram realizados 302 atendimentos médicos, sendo que 71 deles foram consultas extras que não estavam agendadas. Entre os pacientes que mais receberam atendimento estiveram gestantes, diabéticos e hipertensos.

A moradora do bairro, Elenice Lúcia Althaus disse que procurou o ambulatório e foi informada que deveria procurar atendimento no Posto de Pronto Atendimento central ou no Cais da Vila Luíza. “Eu dependo de ônibus e fica muito longe. Eles ainda não tinham previsão para um substituto”, disse a dona-de-casa.

Médica substituta
O secretário de Saúde, Jairo Caovilla garantiu que a partir de hoje uma médica substituta deverá iniciar o atendimento no local. Caovilla disse que o término do contrato com a Unimed que fornecia os médicos para a rede municipal de saúde não afetou o atendimento. O único local em que havia registro de falta de médicos foi no bairro Jardim América. Ele afirmou que através do contrato através do regime CLT direto com a prefeitura, os profissionais só deverão tirar férias quando completarem um ano de trabalho.

Gostou? Compartilhe