Natália Fávero/ON
As obras emergenciais do Hemopasso solicitadas pela Vigilância Sanitária estão prontas. A partir das 14h de hoje, as pessoas já poderão procurar a sede da unidade na Avenida Sete de Setembro para fazer doação de sangue que reduziram em 50% desde a interdição do local, no dia 29 de novembro de 2010. Além disso, o novo diretor do Hemopasso, Gustavo Cerutti assume no final da tarde dessa terça-feira. Alex Necker deixa a função para assumir a Secretaria de Desporto e Cultura (Sedec).
Queda nas doações
A sede do Hemopasso ficou um mês e 20 dias interditada para atender a solicitações de melhorias da Vigilância Sanitária. Durante esse tempo, as coletas estavam sendo feitas duas vezes por semana através da unidade móvel. Os estoques reduziram pela metade desde a interdição. A média mensal de mil bolsas caiu em dezembro para 600. Conforme o diretor do Hemopasso, Alex Necker a saída de sangue é maior que a coleta e essa situação inspira atenção. O Hemopasso abastece cerca de 50 hospitais da região e para amenizar o problema foi recomendado o adiamento de cirurgias eletivas priorizando apenas acidentes e casos mais graves. Mesmo assim nenhum hospital deixou de ser atendido. Com a retomada do atendimento na sede reformada, a perspectiva é de que as doações voltem ao normal. A média diária antes da reforma emergencial era de 45 doadores.
Retomada das coletas na sede
Hoje pela manhã, a Vigilância Sanitária deverá vistoriar as melhorias e o mobiliário será reposto. O atendimento volta ao normal a partir das 14h. O espaço de atendimento ao doador, a recepção, o setor de triagem clínica e o de coleta foram reformulados conforme solicitação da Vigilância. “Essas melhorias possibilitam um melhor atendimento e o novo sistema informatizado implantado em novembro fará que ele seja mais rápido”, comemorou Necker.
O diretor revelou que o município terá 90 dias para solucionar o restante das obras do Hemopasso que se arrastam por seis anos. Necker disse que ainda falta o término de 50% dos serviços, ou seja, um bloco e meio do prédio. Com essas outras melhorias acontecerá um redimensionamento do espaço e da estrutura funcional melhorando ainda mais o atendimento.
Assume Gustavo Cerutti
O enfermeiro Gustavo Cerutti, de 27 anos, será nomeado no final da tarde como o novo diretor do Hemopasso. Ele foi técnico de enfermagem durante quatro anos no Hospital Municipal e há cinco anos é formado em Enfermagem. Atualmente, trabalha no Hospital São Vicente de Paulo, no setor de Hemodiálise que também atua no transplante renal. O nome dele foi escolhido pelo PC do B. Alex Necker que será o novo titular da Sedec disse que a escolha de Cerutti não foi apenas política, mas também por sua capacitação técnica. Cerutti disse que pretende continuar o bom trabalho que vinha sido desenvolvido e utilizar a experiência técnica para melhorar ainda mais o Hemopasso. Ele deverá conciliar a função de enfermeiro nefrologista no HSVP com a de diretor. Afirmou que se sente preparado para a nova função. “Vou tentar utilizar as minhas atribuições técnicas da área de saúde em prol da comunidade. É uma equipe boa e coerente. Estou preparado e certo de que aprendemos a cada dia”, disse Cerutti. A posse de Necker na Sedec e Cerutti no Hemopasso acontecerá às 17h, no gabinete do prefeito.
Hemopasso retoma atendimento com novo diretor
· 2 min de leitura