Redação/ON
Calor pela manhã, com sol aparecendo nas primeiras horas do dia e aumento da nebulosidade já no final da manhã será o panorama do clima para esta semana. A área de instabilidade deverá trazer chuva para a região de Passo Fundo todas as tardes ou noites, com possibilidade de granizo.
“Teremos uma semana instável. Pelo menos até sexta-feira (21) as condições climáticas permanecem as mesmas”, salienta o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet. Tal como aconteceu na segunda-feira (17), quando o dia começou com céu claro e sol predominando, serão todas as manhãs desta semana, mas as nuvens aparecerão trazendo chuva no decorrer do período em áreas isoladas.
Segundo Sampaio, a chuva de ontem à tarde foi de 11 milímetros, somando 111 milímetros no mês de janeiro. O acumulado do primeiro mês do ano representa 77% da média para o mês, que é de 143,4 milímetros. Com a pancada de chuva que atingiu boa parte da cidade na tarde de segunda-feira, a temperatura caiu de 29ºC para 22ºC, “uma queda, portanto, de 7ºC, mas já entrou em pequena elevação, por volta das 16h20 já estava em 24ºC”, destaca o observador.
Para hoje, terça-feira (18), a previsão é de dia iniciando claro, passando a nublado, com possibilidade de pancadas de chuva em áreas isoladas à tarde ou à noite. As temperaturas devem variar entre a mínima de 18ºC e a máxima de 28ºC. Na quarta-feira (19), conforme Sampaio, as condições serão semelhantes, com dia começando claro e passando a nublado. Existe a possibilidade de pancadas de chuva em áreas isoladas. A mínima prevista é de 18ºC e a máxima, de 28ºC.
A quinta-feira (20) segue na tendência e promete pancadas de chuva em áreas isoladas. As temperaturas ficam entre a mínima de 18ºC e a máxima de 30ºC. “As chuvas que devem aparecer durante a semana serão sempre à tarde ou à noite”, avisa Sampaio. Com isso, na sexta-feira (21) ainda existe a possibilidade de pancadas de chuva em áreas isoladas, com temperaturas entre 18ºC e 32ºC.
De acordo com o observador, o comportamento do clima não muda muito até sexta-feira. “Assim como hoje (17), o dia começa com predomínio de sol, próximo ao meio-dia aumenta a nebulosidade e à tarde ou noite vem a chuva. Essas nuvens tem a característica de queda de granizo em áreas isoladas, rajadas de vento e descargas elétricas, que foi o que ocorreu hoje, mas as nuvens de granizo estavam mais para o lado de Erechim”, explica.
Energia elétrica
O bairro São José foi um dos prejudicados pela chuva de ontem. Por boa parte da tarde, os moradores ficaram sem luz. Segundo a assessoria de comunicação da RGE, o problema ocorreu pelo desarme de um alimentador, possivelmente por causa de uma descarga elétrica ocorrida por um raio.