A Secretaria de Transportes e Serviços Gerais iniciou nesta quarta-feira a retirada das lixeiras localizadas na área central da cidade, além da demarcação do local definitivo onde deverão permanecer os contêineres de coleta de lixo. Nos últimos dias, 500 contêineres foram instalados, e em função disso, não é mais necessária a permanência das lixeiras existentes nesses locais.
A secretária Mariniza dos Santos, explicou que já encerrou o prazo para as pessoas retirarem as lixeiras da área central, sendo assim, a secretaria está fazendo esse serviço, e pelo prazo de 15 dias manterá o material na prefeitura para as pessoas que quiserem resgatar. Ela detalhou que quem tiver o interesse em doar a lixeira à Secretaria, deve entrar em contato, como foi o caso da Escola Marista Conceição, que doou suas duas lixeiras. Segundo a secretária, elas serão reformadas e encaminhadas aos bairros da cidade, em locais que não possuem lixeiras. O mesmo acontecerá com as que não forem resgatadas.
Na oportunidade, o vice-diretor da Escola Conceição, Adenir Sebastião de Britto, além de ressaltar essa iniciativa do Executivo de instalar contêineres de coleta seletiva, frisou que essa doação é importante, pois vai colaborar com a comunidade dos bairros. Mariniza explicou que por isso iniciou a retirada das lixeiras pela escola, objetivando que outras ações semelhantes sejam desencadeadas pela comunidade.
Sobre a demarcação dos contêineres, alguns pontos ainda se encontram em fase de estudo, motivo pelo qual 200 contêineres ainda não foram instalados, ao contrário da Rua General Osório, em que um ponto já foi demarcado nesta quarta. A secretária Mariniza fez questão de ressaltar que quem estacionar em cima do espaço reservado aos contêineres será multado, sendo que a infração é grave, ocasionando cinco pontos na carteira.
Aproveitando o momento, seis papeleiras foram colocadas no Estádio Fredolino Chimango (campo do quartel), e uma na parada de ônibus em frente. Na Avenida Brasil, da Prefeitura até a Escola Fagundes dos Reis, todas os pontos de ônibus já receberam papeleiras, e segundo a secretária, as praças de Passo Fundo serão os próximos locais a recebê-las. São 400 papeleiras no total.