Redação ON
O motivo não deixa de ser triste, mas a satisfação em ajudar torna os postos de arrecadação lugares verdadeiramente animados. Na tarde desta quarta-feira, todos os donativos foram levados ao Batalhão de Polícia Rodoviária localizado na avenida Presidente Vargas e concentrados em um grande espaço à espera do caminhão que levaria o material até Porto Alegre, para depois ser encaminhado ao Rio de Janeiro por meio da Força Aérea. Com mais e mais doações chegando durante todo o dia, os membros da Brigada Militar e vários jovens escoteiros trabalharam sem parar entre sorrisos e algum cansaço. Três grupos de escoteiros passaram o dia colaborando na arrecadação e separação das roupas, calçados, alimentos, água e materiais de higiene.
“A aceitação da população passo-fundense em relação à essa campanha tem sido muito boa. Os desabamentos no Rio causaram grande comoção e estimularam a doação em todo país, estamos arrecadando uma quantidade satisfatória”, comenta o tenente Leonel de Oliveira Santos, da Defesa Civil. De acordo com ele, os donativos recebidos até agora alcançam o volume de três caminhões. “Como a prioridade são água e alimentos, esse primeiro caminhão parte levando esses donativos”, completa. Depois de carregado, o veículo possuía previsão de saída para as 4h da manhã, devendo chegar em Porto Alegre por volta das 8h da manhã.
Apesar do bom número de donativos arrecadados, a campanha continua. “Agora começamos a preparar o envio dos demais tipos de doações, como roupas e calçados, que deve acontecer nos próximos dias”, observa Leonel. “Como procedemos com as catástrofes em Santa Catarina, continuaremos arrecadando até o momento em que as doações forem suficientes”, explica o tenente. Como a tragédia registrada na região serrana do Rio de Janeiro é considerada a maior catástrofe natural da história do país, a campanha ainda deve prosseguir por vários dias. Os postos de arrecadação em Passo Fundo continuam nas unidades da Brigada Militar, entre elas o Batalhão Rodoviário, Batalhão de Operações Especiais, Colégio Tiradentes, posto da Gare, 3º RPMon na Presidente Vargas, Batalhão Ambiental, na BM próximo ao HSVP, Corpo de Bombeiros e no posto móvel comunitário. Outro ponto de arrecadação é o próprio jornal O Nacional, localizado na rua Silva Jardim, 235A, Vila Annes.