O mês de janeiro, que iniciou com temperaturas ultrapassando 30°C e pancadas de chuva durante o dia, deve seguir quente e abafado. De acordo com o observador meteorológico da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, basicamente todos os dias deste ano foram marcados por pancadas de chuva à tarde. Esse comportamento do tempo acontece devido a presença nuvens carregadas e umidade relativa do ar em 60%. “Desse modo, mesmo que as temperaturas não atinjam 30°, a sensação térmica é que está mais quente”, afirma. Até ontem (20) já choveu 112 mm, que equivale a 78% da media do mês, que é 143,4 mm. Sampaio lembra que como as chuvas foram mal distribuídas e de rápida passagem, em algumas localidades do município choveu menos que a média e em alguns lugares já choveu a media do mês.
Previsão
Na tarde de quinta-feira, a mínima foi de 18°C e a máxima foi de 31°C, registrada às 14h30. As condições meteorológicas para esta sexta (21) são favoráveis a pancadas de chuva, que podem ser fortes, em áreas isoladas. Mínima de 18°C e máxima de 32°C. No sábado (22), a nebulosidade deve aumentar e também podem ocorrer pancadas de chuvas em áreas isoladas e rajadas de vento ocasionais de intensidade moderada. Mínima de 18°C e máxima de 28°C.
O aviso meteorológico prevê, para este domingo (23), condições favoráveis a pancadas de chuva, que podem ser fortes, em áreas isoladas, descargas elétricas, rajadas de vento de intensidade moderada a forte. Sampaio acrescenta que não se descarta a possibilidade de queda de granizo em alguns locais, devido as temperaturas da semana. Mínima de 17°C e máxima de 27°C.
A semana dos passo-fundendes inicia com temperaturas elevadas e pancadas de chuva. Mínima para a segunda-feira (24) é de 17°C e máxima de 29°C
Sampaio diz que conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), a temperatura ideal para o ser humano é de 21°C e umidade relativa do ar de 60%.