Mais uma semana de tempo instável

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Para quem detesta o tipo de clima que “não se decide”, a notícia não é das melhores: a próxima semana será novamente de instabilidade. Como na semana que passou, as temperaturas devem ter uma variação de cerca de 10 graus, sem fugir à regra das pancadas de chuva perto do fim da tarde. Apesar de incomodar alguns com dias que começam ensolarados mas não se firmam por completo, acabando por nublar e chover antes que anoiteça, o mês de janeiro tem exatamente essa característica. “É assim mesmo, janeiro costuma ser um mês de muita instabilidade”, confirma Ivegdonei Sampaio, observador metereológico da Embrapa Trigo.

      Quem acordou cedo neste domingo percebeu a ocorrência de neblina no início da manhã. De acordo com ele, os nevoeiros não indicam nenhum fenômeno diferente. “Isso ocorre quando há alta umidade relativa do ar durante a madrugada. É um resquício da chuva de sexta à noite”, explica. Após a dissipação da neblina, o domingo teve predomínio de sol, temperatura mínima de 17 e máxima de 30º. Ao falar da previsão do tempo para segunda-feira, Sampaio avisa: a previsão é praticamente a mesma para todos os dias. Ou seja, dia parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva em áreas isoladas e temperaturas entre 18 e 28º. “Para terça, quarta e quinta haverá pouca variação”, completa.

      A temperatura esquenta um pouco na sexta-feira, quando a mínima continua em 18 e a máxima deve chegar aos 30º. Segundo o observador, as temperaturas estão cerca de um grau acima da média dos anos anteriores. Já o volume de chuva tem sido menor. “Já choveu 122 mm, e a média é de 143,4. Se encontra abaixo da média, por enquanto”, comenta ele.

Gostou? Compartilhe