Com a intenção de verificar se os dados cadastrais dos imóveis do município de Passo Fundo condizem com a realidade atual, a Prefeitura através da Secretaria de Planejamento, dará continuidade neste ano de 2011, a vistoria nos 24 setores restantes, de um total de 70 existentes na cidade. De acordo com o coordenador do cadastro multifinalitário, Luis Otocar, essa ação foi iniciada no ano de 2009, e desde então 65% dos bairros foram visitados pelas equipes de cadastramento, ultrapassando o número de 36 mil domicílios.
Segundo ele, mais de nove mil sofreram algum tipo de alteração de dado cadastral, como o aumento ou diminuição de área construída, alteração do tipo de construção e ocupação. Os 24 setores a serem visitados compreendem os bairros da Dona Eliza, Vila Industrial, Victor Issler, grandes Petrópolis e Vera Cruz, São José, Parque Farroupilha, São Luiz Gonzaga, Morada Além do Horizonte, Promorar, Cidade Universitária, Jaboticabal, Leonardo Ilha, Santa Maria I e II, e Coronel Massot.
Conforme o secretário de planejamento e prefeito em exercício, René Cecconello, é importante que a comunidade permita a vistoria dos profissionais do cadastro para que os dados dos imóveis possam ser atualizados com sucesso. “Fomos cobrados pelo Tribunal de Contas do Estado para que fizéssemos esta atualização, pois isto interfere na arrecadação com o IPTU para a cidade”, finalizou. Os profissionais que visitam os imóveis estão identificados com crachás da prefeitura e devem apresentar seus dados aos moradores, sempre que solicitado.