Duas equipes de Saúde da Família no Zacchia

Secretaria implantará mais uma equipe do Programa Saúde da Família (PSF) na unidade de saúde do bairro

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

Depois de diversas manifestações realizadas pela comunidade a Secretaria de Saúde decidiu implantar uma segunda equipe no PSF do bairro José Alexandre Zacchia. A definição foi tomada em uma reunião realizada na tarde de sexta-feira (28/01), entre uma comissão de moradores, Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde. A partir de agora serão dois médicos, dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem, dois dentistas e 12 agentes de saúde de segunda a sexta-feira, durante oito horas diárias.

Segundo o secretário de Saúde, Jairo Caovilla, a decisão deverá atender 80% da demanda da população que fica entre seis e sete mil habitantes. A legislação determina que o médico atenda um paciente a cada 15 minutos, ou seja, quatro pacientes por hora. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente o número de atendimentos por pessoa é de 1,5. Isso significa que no Zacchia devem ser realizadas cerca de nove mil consultas ao ano, cerca de 50 por dia. “Com duas equipes de PSF poderemos atender 64 consultas aproximadamente suprindo a demanda do bairro”, explicou Caovilla.

Em torno de 5% dos atendimentos realizados são de emergência e urgência. Caovilla ressaltou que não é possível implantar um pronto atendimento em cada bairro da cidade e por isso, o município precisa oferecer o transporte dessas pessoas até os hospitais. Esse serviço deverá ser disponibilizado através das ambulâncias da SAMU. A ideia é efetivar os novos serviços no bairro a partir de fevereiro.

A outra promessa feita aos moradores foi a efetivação do convênio com a UPF para que os acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia possam prestar atendimento no PSF. Uma reunião será marcada nos próximos dias com a Universidade para tratar desse assunto.

Reuniões periódicas com Secretaria

O presidente da Associação de Moradores do bairro, Nilson da Silva, disse que serão feitas reuniões periódicas com a Secretaria e visitas deverão ser feitas no PSF para que as promessas sejam cumpridas. Silva considerou a reunião bastante proveitosa.

Morador está mais tranquilo

Adão Machado mora no bairro há 18 anos. Como o bairro é afastado do centro da cidade ele já socorreu inúmeras pessoas. Três delas acabaram morrendo a caminho do hospital e um parto já foi realizado dentro do seu veículo. Ele garante que a disponibilidade de uma ambulância será muito importante para a comunidade. “Muitas pessoas do bairro não tem dinheiro para chegar até o hospital e às vezes o problema de saúde não oferece condições de pegar ônibus”, disse Machado.

Gostou? Compartilhe