Clarissa Ganzer/ON
Os mais de 600 quilômetros que ligam Passo Fundo a municípios do interior estarão recuperados até, no máximo, meados de abril, conforme o secretário do Interior, Gilberto Simor. Segundo o titular, as estradas serão limpas, patroladas, empedradas e depois vão receber o rolo. As recorrentes chuvas em janeiro e o trabalho reduzido podem ter prejudicado o desempenho das obras. “Como tem chovido bastante no interior e nós [da secretaria] estamos trabalhando meio turno, torna-se difícil acompanhar o ritmo. Todos os piores pontos vão estar em condições para o início das aulas e da colheita”, justifica. A partir de hoje (1), a secretaria retoma as atividades em turno integral.
Buracos e pedras
Os buracos e as pedras são o principal problema observado por Luiz José Marins, 67 anos, na estrada que liga Passo Fundo a Capão Bonito. Na sexta-feira (28), o agricultor foi obrigado a usar seu trator para reparar trechos do caminho. “Meu vizinho e eu combinamos e pegamos dois tratores e passamos pelas partes piores”, comenta. Marins acredita que esta é a quinta vez que ele recorre a seus equipamentos para melhorar um pedaço da estrada. Além da dificuldade do trajeto, os buracos acabam danificando parte de automóveis, como pneus.
Maquinário
O secretario afirma que a estrada de Capão Bonito deve estar em condições ideais de ser trafegada até final de fevereiro. “Esta semana com o turno integral, nós vamos com todo o nosso maquinário fazer de São Miguel a Pulador, saindo pelo Bom Recreio entrando por Santa Gema e encontrando Capinzal, que já foi feito boa parte”, diz. A prefeitura disponibiliza cinco caminhões, duas retroescavadeiras, dois rolos, duas patrolas, uma escavadeira hidráulica e uma carregadeira para a Secretária do Interior.
O titular diz que como os moradores não abrem mais desaguadouros em suas propriedades, o acúmulo de água vai para o meio da estrada, formando valetas e buracos. “Problemas solucionáveis”, avalia Simor.
Cronograma
De acordo com o cronograma de Simor, as estradas do Pulador (onde já foram construídas pontes), Bom Recreio e Santa Gema são as prioridades da secretaria. Os caminhos que conectam São Brás e São Valentim também vão receber atenção imediata, devido às festas que acontecem nos municípios nos próximos dias.