Redação ON
A Secretaria de Segurança Pública, através da Guarda Municipal de Trânsito e com o apoio da Brigada Militar, está trabalhando em ações de fiscalização em áreas de concentração de veículos e perturbação do sossego público em Passo Fundo.
Na quinta (27), sexta-feira (28), sábado (29) e domingo (30) 61 motoristas foram autuados e três automóveis foram removidos. Já no final de semana anterior, nos dias 21 e 22 de janeiro, foram contabilizadas 32 autuações e duas remoções de veículos.
As fiscalizações não avaliam apenas o som dos veículos acima dos limites estabelecidos, perturbando os moradores, mas também falta de equipamentos como extintor de incêndio, por exemplo.
O secretário, Márcio Patussi, afirma que as operações como essas serão constantes na cidade. O objetivo é garantir que o sossego e o passeio público não sejam comprometidos. “Não queremos proibir a presença dos jovens [na rua], mas coibir os excessos: o som alto, manobras perigosas”, justifica.
Dados Brigada Militar
Embora a ação seja conjunta com a Guarda Municipal de Trânsito – que fornece o total dos dados – a Brigada Militar apresenta a relação de veículos abordados e autuados especificamente pela organização. O Capitão Jéferson Miguel da Silva diz que nos dias 21, 22, 27, 28, 29 e 30 foram abordados pela BM 153 veículos. Deste número, foram emitidos 32 autos de infração. Os autos de infração são por diferentes motivos: licenciamento vencido, sem carteira nacional de habilitação (CNH), com a CNH vencida, entre outros. Durante este período, oito veículos foram recolhidos em função do som acima dos limites permitidos, portanto, oito pessoas assinaram oito termos circunstanciados.
Principais pontos
Patussi e o capitão elencam os principais pontos de concentração de veículos na cidade.
- Rua General Osório com Avenida General Neto;
- Rua Moron com Capitão Eleutério;
- Rua Paissandú com Avenida General Neto;
- Avenida Presidente Vargas, próximo a Rua Daltro Filho;
- Avenida Brasil entre as ruas Teixeira Soares e Capitão Araújo
- Bairro Vera Cruz nas ruas Soledade, Moacir da Mota Fortes e Sete de Setembro
- Avenida Brasil próximo a Igreja São Vicente de Paulo
Barulho interrompe missa
Na noite de domingo (30), por volta das 20h30, a Brigada Militar foi chamada para atender uma ocorrência de perturbação do sossego público, na Avenida Brasil, bairro Boqueirão. De acordo com o padre e o vigário da Igreja São Vicente de Paulo, quase não foi possível realizar a missa por causa do som dos veículos acima dos limites estabelecidos e da algazarra ao lado do local. Um efetivo de quatro viaturas leves, sete cavaleiros e duas viaturas da Guarda Municipal de Trânsito compareceram para tentar fazer o controle da situação. Foram abordados 10 veículos, 12 motocicletas, identificadas, 30 pessoas e confeccionados três autos de infração de trânsito.