Natália Fávero/ON
Um novo sistema para autorização de exames médicos será testado na rede municipal. A ideia é iniciar a experiência na primeira semana de fevereiro no Pronto Atendimento 24 horas, no centro de Passo Fundo. As pessoas não precisarão mais se deslocar até a Secretaria de Saúde para autorizar os exames. O requerimento será carimbado na própria unidade e o paciente poderá se dirigir direto ao laboratório para agendar a coleta.
O secretario de Saúde, Jairo Caovilla explicou que o novo sistema vai descentralizar o serviço. “Os exames solicitados pelo médico serão carimbados na própria unidade evitando que as pessoas se dirijam até a Secretaria de Saúde para fazer isso. Estaremos facilitando e agilizando o processo”, explicou Caovilla.
A coordenadora de recuperação da Saúde, Jaceline Lacourt explicou que a primeira experiência será no Pronto Atendimento porque o atendimento nessa unidade é na área de pediatria e as mães poderão sair de imediato com a requisição autorizada para fazer o exame no laboratório. Em Passo Fundo, apenas os Cais autorizam o exame na hora e fazem a coleta na própria unidade.
O projeto piloto será monitorado semanalmente e se os resultados forem positivos em um mês o sistema deverá ser estendido para as demais unidades de saúde do município. “Conforme os resultados, em março o projeto poderá ser ampliado. Todos os atendimentos laboratoriais, desde o clínico até o ginecológico, já sairão com as requisições autorizadas”, enfatizou Jaceline.
Funcionamento do sistema de autorização:
Hoje
1 – O médico da unidade de saúde solicita os exames
2 – O paciente vai até a Secretaria de Saúde
3 – A Secretaria carimba a requisição autorizando a realização dos exames
4 – O paciente vai até o laboratório credenciado e agenda a coleta
Projeto piloto no Pronto Atendimento
1 – O médico da unidade de saúde solicita os exames
2 – A própria unidade de saúde carimba a requisição autorizando a realização dos exames
3- O paciente vai até o laboratório e agenda a coleta