Natália Fávero/ON
Na manhã de segunda-feira (31), iniciaram as obras do esgoto do Presídio Regional de Passo Fundo. O novo diretor da unidade prisional que assumiu na última sexta-feira afirmou que não será preciso remanejar os cerca de 200 detentos da ala B e nem quebrar as paredes e o piso das celas para realizar os trabalhos na rede de esgoto. O Estado não terá custos com os serviços. Os materiais necessários foram doados pela Associação dos Advogados Criminalistas do Planalto Médio (AACPLAN) e a mão de obra está sendo executada pelos próprios apenados.
O esgoto do Presídio que estava desde o início de janeiro escorrendo a céu aberto pelo pátio da galeria B deverá receber as melhorias durante toda essa semana. Segundo o novo diretor da unidade, Carlos Dorneles de Oliveira, não será necessário remover os detentos das celas porque o entupimento foi constatado no início da tubulação e a partir desse ponto serão colocados tubos com um diâmetro maior. “Não está sendo preciso mexer nas galerias. Vamos fazer uma valeta para colocar os tubos que escoarão os dejetos”, explicou Oliveira.
As obras estão sendo realizadas por aproximadamente dez presos. “Acreditamos que até o final da semana os trabalhos estejam prontos”, disse o diretor.
Materiais doados
O presidente da Associação dos Advogados Criminalistas, Robespierre Ferrazza Trindade disse que foram doados todo o material que faltava como tubos, material de construção e também de limpeza da caixa d’água. A entidade já é uma antiga parceira do Presídio. Ela também presta assessoria jurídica no Presídio. Trindade enfatizou que as obras não terão ônus para o Estado. “O esgoto é um problema de saúde pública. Estamos querendo tornar o lugar um pouco mais humano”, declarou o advogado.
Novo diretor
Carlos Dorneles de Oliveira, de 52 anos assumiu o Presídio na sexta-feira (28). Ele atuava em Caxias do Sul. Oliveira já administrou a unidade de Passo Fundo na época do Governo Olívio Dutra, e a unidade de Erechim. Oliveira disse que foi feita apenas uma troca de gabinete. A posse formal será agendada nos próximos dias.