E o Rodeio vai começar!

O XV Rodeio Internacional de Passo Fundo inicia hoje (04/02). Serão dez dias de intensas atividades artísticas, campeiras e culturais no Parque de Rodeios da Roselândia

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natália Fávero/ON

Rancheiros, campistas, tradicionalistas e comunidade em geral estão ansiosos para o início do XV Rodeio Internacional de Passo Fundo. Os músicos Pedrinho Almeida & Sabrina Antunes, o grupo Os Piás de Passo Fundo e Pedro Ortaça animarão a festa na primeira noite. A estrutura do Parque está pronta para receber a comunidade. A Brigada Militar e os seguranças contratados farão a vigilância. Os organizadores estão confiantes no tema do evento: “Traga a família que a festa é boa”.
A infraestrutura deverá ser a melhor já oferecida. As arquibancadas, o palco e a praça de alimentação foram reformados. A chuva e o sol não serão problema nessa edição. São mais de 150 m² de cobertura na praça de alimentação e o palco também estará protegido. Dezenas de banheiros químicos foram instalados no Parque.

Os primeiros campistas já estão montando as barracas e os rancheiros estão prontos para receber os convidados. A grande novidade é o Museu chamado de “Teixeirinha: o cantador do Rio Grande”. O cantor e compositor Vitor Mateus Teixeira será o homenageado do Rodeio. A abertura oficial está prevista para o sábado quando iniciam as provas campeiras e artísticas. Quase 150 entidades estão inscritas.  Serão 30 tendas e 27 shows. São esperadas mais de 80 mil pessoas até o dia 13 de fevereiro. A premiação do evento é de R$ 85 mil em dinheiro, um automóvel e duas motocicletas.

Segundo o diretor da Fundação Zoobotânica, Cultural e de Turismo de Passo Fundo (Funzoctur), Antonio Augusto Reveillau, uma empresa foi contratada para fazer a limpeza, a Codepas disponibilizou contêineres e fará o recolhimento dos resíduos. Além disso, para reforçar a segurança a Polícia Civil vai instalar uma unidade móvel. Toda essa estrutura foi montada para atrair as famílias para o rodeio. “O rodeio precisa ser marcado pelos cultivos das tradições. Queremos que as famílias se sintam a vontade em trazer os seus filhos e familiares”, disse Reveillau.

Os rancheiros que trabalham há algumas semanas para deixar tudo pronto estão ansiosos para a festa. No rancho do paiero, a frase é bem convidativa: “Te aprochegue”. Dona Clair Vieira Tomé que o Rodeio já é tradição na família. “Virão filhos, noras e amigos. As portas estarão abertas. Estou ansiosa pelas apresentações”, revelou Clair. A família da campista Marini do Nascimento foi a primeira a montar a barraca no Parque. Serão doze pessoas. Essa paixão pelo rodeio passou de geração em geração. “Aqui é divertido e é um aprendizado também. Vou assistir a todos os shows”, disse Marini.

Sistema eletrônico
As 300 credenciais distribuídas para as pessoas envolvidas na organização, que vão trabalhar e para os rancheiros também são novidades.  Ao passá-las na catraca eletrônica aparecerá no monitor o titular da credencial. Isso evitará que elas sejam transferidas para outras pessoas. Isso facilitará o controle. Esse sistema não valerá para a comunidade em geral. As catracas farão a contagem do público em tempo real.

O Rodeio do Teixeirinha
O XV Rodeio Internacional de Passo Fundo vai homenagear pela primeira vez a pessoa que mais divulgou o nome do município no país e no mundo. A primeira ação oficial do XV Rodeio Internacional de Passo Fundo foi inaugurar o Museu “Teixeirinha: o cantador do Rio Grande” na noite de quinta-feira. Participaram autoridades, a comunidade e familiares do cantor.

O local será a sede da Fundação Vitor Mateus Teixeira fixada em Porto Alegre até o último dia do evento. As obras do artista estarão expostas ao público para visitação. Mas, o acervo particular pertencente ao proprietário do rancho, João do Prado, que cedeu o espaço, estará disponível durante o ano todo. “Esse rancho é uma forma de agradecer por tudo que ele fez por Passo Fundo. É um tributo a Teixeirinha que divulgou a cidade para o mundo todo”, disse Prado.
A filha do astro, Betha Teixeira disse que Passo Fundo é o berço de Teixeirinha. Ela agradeceu o carinho dos passo-fundenses e se emocionou ao falar do pai. “É uma emoção muito grande em poder rever os amigos do meu pai. Teixeirinha se tornou um líder porque as pessoas foram aplaudir o show dele e comprar os seus discos. Todo esse carinho mostra que vale a pena divulgar o trabalho do meu pai”, declarou.

Programação de hoje (04/02):

21h –Pedro Almeida & Sabrina Antunes
22h – Os Piás de Passo Fundo
23h – Pedro Ortaça

Gostou? Compartilhe