Sábado e domingo abafados e com muitas nuvens

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O sábado (5) segue o padrão do mês de janeiro e será de céu parcialmente nublado a nublado. A alta temperatura associada ao aumento da umidade relativa do ar fazem com que o dia seja abafado e com pancadas de chuva em áreas isoladas. Não se descarta, porém, que a chuva seja por vezes forte e venha acompanhada de rajadas de vento de moderado a forte ocasionalmente e não está descartada a queda de granizo. As temperaturas ficam entre a mínima de 19ºC e a máxima de 29ºC. As informações são da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet.

De acordo com o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, o domingo (6) será ainda de céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva em áreas isoladas, mas sem tanto indicativo de granizo ou rajadas de vento. “A mínima fica em 19ºC e a máxima em 28ºC. Teremos máxima mais baixa que no sábado, porque o domingo será mais nublado”, explica.

Na segunda-feira (7) a previsão aponta para temperatura mínima mais baixa ainda, ficando em 16ºC e a máxima em 27ºC. Pancadas de chuva devem acontecer no final da tarde ou início da noite em áreas isoladas. A terça-feira (8) será de retorno da forte área de nebulosidade que, “associada à alta umidade relativa do ar, formam condições favoráveis a pancadas de chuva por vezes forte, com rajadas de vendo de moderado a forte e não se descarta queda de granizo”, destaca. Como o dia será encoberto, as temperaturas não ficam muito altas, entre a mínima de 18ºC e máxima de 26ºC, mas será um dia abafado. Tal como foi a tarde de sexta-feira (4), a umidade relativa do ar acima dos 60% deixa os dias abafados, com forte sensação de calor, proporcionando uma grande transpiração. “São aqueles dias que a gente se sente dentro de uma estufa”, brinca.

 Chuvas

Até a tarde de sexta-feira, as chuvas chegaram a 18 milímetros. A média para o mês é de 148 milímetros. “A quantidade de chuvas até agora é um bom sinal de que fevereiro será de boas precipitações, para alívio dos agricultores”, comenta Sampaio. Seguindo a tendência do que foi o mês de janeiro, as chuvas não devem desfavorecer a região Norte do Estado. A diferença deve ficar na distribuição: em fevereiro as precipitações não devem ser tão bem distribuídas como foram em janeiro.

Gostou? Compartilhe