Daniella Faria/ON
As eleições para o Conselho Tutelar acontecem no próximo domingo, dia 13. Até lá os preparativos para que tudo aconteça dentro da normalidade estão a pleno vapor. A Comissão Eleitoral já iniciou o processo de organização de mesários. Serão necessárias 60 pessoas para ajudar no processo, que vai das 8h às 17h.
O presidente interino da Comissão Eleitoral e secretário de Cidadania e Assistência Social, Adriano José da Silva, fala que o número de voluntários ainda está bem abaixo do necessário. Até sexta-feira somente 15 pessoas estavam cadastradas. “Estamos solicitando o apoio do pessoal das secretarias, além da Semcas, de Educação, Saúde e Habitação. Também pedimos para que as Ong’s que fazem parte do Comdica (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) indiquem os mesários até a próxima segunda-feira”, destaca. Pessoas da sociedade que quiserem auxiliar no processo também podem fazer um cadastro na sala dos Conselhos, no Comdica, ou pelo telefone 3312 3070. Caso o número não seja suprido, funcionários das quatro secretarias serão convocados.
Neste ano a eleição se dará por urnas eletrônicas. No dia 10 de fevereiro será realizada uma tarde de treinamento dos mesários na sala dos Conselhos. Os diretores do cartório eleitoral, juntamente com a Comissão, irão dar as coordenadas de como ocorrerá o processo. “Queremos que transcorra tudo com a maior tranqüilidade e transparência possível”, diz.
A expectativa é que cerca de oito mil pessoas compareçam as urnas no domingo. Esse foi o número da última eleição. Em função do Rodeio o número pode ser ampliado. “Queremos chamar a população para que acredite no trabalho do Conselho e vá vota. É através deles que se dá a execução do Estatuto da Criança e do Adolescente e também apoio a Semcas”, frisa. Para a divulgação, a Prefeitura confeccionou panfletos explicativos com o nome dos candidatos, locais de votação e função do conselheiro. Cada candidato ganhou dois mil exemplares. A Semcas também deve fazer uma mobilização nas sinaleiras nesta semana para chamar a atenção da população.
Campanha
A campanha ganhou peso nos últimos dias. Colinhas e adesivos são distribuídos para a população, e reuniões de grupos de trabalho são realizadas. Ao todo são 17 candidatos para dez vagas. Cinco em cada microrregião. “Até o momento não tivemos nenhuma denúncia de irregularidade na campanha. Temos observado que não é uma campanha muito intensa porque as pessoas não são obrigadas a votar”, diz. O candidato tem o trabalho de convencer a população de que eles são importantes para o processo e que o voto de cada um pode fazer a diferença. Depois das eleições os candidatos têm que realizar uma prestação de contas para mostrar o que foi gasto no período.
Votação
Ao todo serão 31 sessões espalhadas pela cidade. Para votar a pessoa deverá levar um documento com foto e o título de eleitor para identificar a sessão. Pessoas de fora não participam da votação, uma vez que o cadastro é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral.