Em homenagem ao filho ilustre de Passo Fundo, Teixeirinha, mais de 150 entidades tradicionalistas e campeiros de vários lugares do Brasil e do exterior estão disputando R$ 129 mil em prêmios no XV Rodeio Internacional de Passo Fundo, aberto oficialmente neste sábado. Após a entrada dos Cavaleiros do Planalto Médio, que conduziram de charrete, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, o prefeito municipal, Airton Dipp, entregou flores à viúva de Teixeirinha, Zoraida Teixeira, que estava na companhia de suas filhas e netas. Dipp falou sobre a felicidade e a justiça da escolha do nome de Teixeirinha para ser homenageado: “Ele é o maior artista que Passo Fundo já teve”.
Dipp destacou ainda o empenho dos envolvidos na organização do Rodeio, o maior da história. Sobre o parque de rodeios, ele salientou que ele é utilizado o ano todo para a valorização da cultura gaúcha, e que por isso a prefeitura mantém sua infraestrutura em dia. O diretor da Funzoctur, Antônio Augusto Reveillau, responsável pela organização do evento, frisou que ele foi construído por várias mãos, relembrando que é um rodeio organizado para as famílias.
Já Márcia Teixeira, filha do homenageado, ressaltou que mais uma vez Passo Fundo acolheu a família Teixeira. “O nosso pai, onde estiver, está com o coração transbordando de felicidade”, disse ela. O patrão dos Cavaleiros do planalto Médio, Paulo dos Santos, também destacou a amplitude do evento. Também presente, representando o governador Tarso Genro, o secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Ivar Pavan, além de parabenizar pelas condições do parque, exaltou que Passo Fundo é uma das cidades que mais valoriza a cultura gaúcha.
Finalizando a cerimônia, que contou com a presença dos secretários municipais, vereadores e dos deputados estaduais Diógenes Baségio e Luciano Azevedo, o cantor Américo interpretou duas músicas de Teixeirinha. O XV Rodeio Internacional de Passo Fundo vai até o dia 13 deste mês, e além de provas artísticas e campeiras, conta com shows todas as noites.