Natália Fávero/ON
Os moradores da Vila Annes estão lutando há uma década para construir a capela da Sagrada Família de Nazaré. O salão de festas está quase pronto, mas a Igreja que é o principal desejo da comunidade ainda permanece no papel. O investimento é estimado em aproximadamente R$ 500 mil. As doações arrecadadas pela Associação de Moradores do bairro ainda não são suficientes para levantar as paredes. Um engenheiro fez o projeto, uma instituição doou o terreno, mas falta o material de construção e a mão de obra.
Muitas vilas do município se formaram a partir ou ao redor de uma Igreja. Os bairros São Cristóvão e Santa Teresinha, por exemplo, têm o mesmo nome das Paróquias instaladas nessas comunidades. O presidente da Associação de Moradores, Edilson Eliseu Santos, falou que o bairro está carente de uma instituição religiosa católica. A Paróquia mais próxima fica na vila Fátima. “As crianças criadas dentro da Igreja têm outro espírito e pensamento. Aqui no bairro tem vários adolescentes envolvidos com drogas e até com prostituição. Uma Igreja poderia contribuir para evitar que eles entrem nesse mundo”, falou o presidente do bairro.
Um dos moradores e idealizadores da ideia, Alberto João de Lazari, disse que eles sentem falta de um ponto de referência na comunidade. “Será um bem comunitário que reunirá os moradores. A religião é muito importante para um povo”, disse Lazari.
Projeto
O projeto prevê uma capela de 450 m². A ideia é construir com pedras de basalto que são mais baratas e comuns na região. O espaço poderá abrigar centenas de fiéis. Por enquanto, a associação conseguiu as estacas de madeira, alguns metros de tijolos e um pouco de concreto. A imagem da Sagrada Família foi doada. Ela abrange Nossa Senhora, São José e o menino Jesus. “Precisamos de material de construção, pedra de basalto e ajuda financeira. Pedimos que a comunidade nos ajude com o que puder”, pediu Santos.
Salão de festas
O salão de festas da Igreja já está quase pronto. Ele foi construído no fundo do terreno e aos poucos. A estrutura já está montada e falta colocar o piso e as janelas. Atualmente, o pavilhão serve como abrigo para os trabalhadores de uma empreiteira que está realizando as obras da Corsan no município. Um acordo foi firmado e a empresa oferecerá a mão de obra gratuita.
Informações
Os interessados em ajudar podem entrar em contato pelo número (54) 9982-7174.
Missa na garagem
Mesmo não tendo uma capela, a comunidade da vila Annes não perde a fé. Duas vezes por mês, os encontros religiosos são realizados na garagem de uma casa. O padre da Igreja Vila Fátima, que fica no bairro vizinho, faz as celebrações. O pároco Irineo Simon revelou que a Diocese autorizou e apoia a construção da capela. Segundo ele, a vila Annes tem muitas famílias católicas. Além disso, isso ajudaria a preservar e resgatar os valores e a religiosidade que estariam se perdendo com o passar dos anos. “Para construir a capela precisamos da ajuda das pessoas. A comunidade sonha há anos com ela”, declarou o padre.