O início das noites desta quinta, sexta e sábado prometem ser diferentes na pista de tiro de laço do XV Rodeio Internacional de Passo Fundo. Além de inúmeras provas campeiras que estão sendo disputadas, a organização do evento espera grande público para um Show de Touros que será montado na arena. Com mais de trinta anos de experiência com esse tipo de apresentação, a Equipe de Touradas Airton Vargas, vem mais uma vez a Passo Fundo. Segundo o proprietário e diretor do espetáculo, o toureiro Airton Vargas, três profissionais entram na arena, dentre eles um palhaço, mas que no decorrer do show, que dura em média 45 minutos, peões corajosos que integram a platéia podem sentir a adrenalina participando da tourada dentro na arena.
Ele explicou que a interação com o público acontece em dois momentos, um deles, chamado a “Mesa da Amargura”, quatro espectadores são convidados à se acomodarem em uma mesa dentro da pista, momento que um touro estará fazendo companhia à eles. Vargas disse que para preservar a integridade física dos participantes, garantindo somente diversão ao público, o touro é mocho, ou seja, sem chifres.
Outro momento para os corajosos será o “Tonel em Apuro”, em que o toureiro da platéia entra em um tonel, e com a ajuda do palhaço, chama a atenção do touro para que ele venha ao seu encontro. Nesse momento, ele rapidamente deve se abaixar e agüentar o impacto do bicho, que vai fazer o tonel rolar dentro da arena. “São várias as cabeçadas do touro no tonel”, contou Vargas, garantindo que para participar desta parte do show não basta querer. Ele explicou que são escolhidos somente gaúchos acostumados com as lidas campeiras, diferentemente da Mesa da Amargura, em que os leigos nessas atividades podem participar.
Quinta e sexta o Show de Touros será realizado às 21 horas e no sábado às 20 horas. Noites que também serão movimentadas no palco principal do evento a partir das 23 horas, com shows de Buenas e M’espalho, Joca Martins e Osvaldir e Carlos Magrão, respectivamente.
Grupo Paraguaio
“Viva o Paraguai”, esse é o significado, em guarani, de “ETE Paraguai”, grupo artístico que chega ao Brasil nesta quarta-feira para estrear amanhã à noite no palco principal do XV Rodeio Internacional de Passo Fundo. Com quatro apresentações marcadas para esse evento, o grupo já passou pelo município durante o Festival Internacional do Folclore e num dos rodeios. O coordenador artístico do evento, Paulo Dutra, ressaltou que desta vez, o rodeio recebe um grupo de oito integrantes, que mostrarão músicas típicas e folclóricas do Paraguai. Paulo frisou ainda, que certamente este já é o maior rodeio que Passo Fundo já promoveu, principalmente pelos números de competidores inscritos, tanto nas modalidades individuais quanto coletivas. São mais de 150 entidades tradicionalistas inscritas.