Agentes comunitários, médicos da rede, enfermeiros, técnicos de enfermagem, conselheiros de saúde e conselheiros distritais, lotaram na manhã desta sexta-feira o plenário da Câmara Municipal de Vereadores, onde participaram de evento promovido pela secretaria municipal de Saúde, que trouxe os médicos Luis Felipe Mattos e Luis Antonio Benvegnu para palestrarem sobre o tema Estratégia de Saúde da Família.
Presente na abertura do evento, o prefeito Airton Dipp, saudou os médicos palestrantes, dizendo que o tema abordado é relevante, e que as experiências apresentadas pelos médicos irão contribuir com a saúde pública. “Vamos nos aprofundar nesta área da estratégia familiar”, projetou.
Durante a palestra os médicos destacam, que o país hoje conta com mais de 30 mil equipes de agentes comunitários de saúde. Muitas enfrentam dificuldades na realização de suas atividades. Eles são o grande desafio para o novo governo, admitiu. Foi além e disse que os governos precisam de decisão política para implantar o serviço de estratégia de saúde na família. “As unidades de saúde devem estar próximas das casas dos moradores, para que estes não precisem lotar as emergências dos hospitais, por uma simples amigdalite”, exemplificou. Esta ferramenta é o gestor que viabilizará, disse.
Entre os pilares fundamentais para que a estratégia dê certo, estão os agentes comunitários de saúde, que são o elo entre os profissionais capacitados, médicos e enfermeiros e fazem o meio de campo entre equipe e comunidade.
Após as palestras, o espaço foi aberto para debate com o público.
Os palestrantes são formados pela Universidade de Passo Fundo. Sendo que o Luis Felipe Mattos é coordenador da saúde da Família do Hospital Conceição de Porto Alegre e Luis Antonio Benvegnú atua no Hospital de Santa Rosa.
Estratégia de Saúde da Família em debate
Fonte: Assessoria PMPF