Leonardo Andreoli/ON
A Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas) inaugura na próxima sexta-feira as obras do Albergue Municipal Madre Teresa de Calcutá. O prédio parece ter sido totalmente refeito se comparado a situação na qual se encontrava. Há pouco menos de um ano, O Nacional publicou matéria sobre a condição decadente da casa. Sem janelas e portas o abrigo havia sido totalmente depredado por vândalos e usuários de drogas.
Para recuperar e ampliar a estrutura, o município investiu R$ 140 mil. Conforme o secretário Adriano da Silva, da Semcas, até o inverno a previsão é de que a capacidade do abrigo chegue a 40 pessoas. “Temos uma equipe técnica, que inclui cerca de 20 pessoas entre coordenação, funcionários e auxiliares. Eles trabalham 24h por dia, sete dias por semana”, diz. As pessoas utilizam a casa em momentos de transição. Silva explica que quando alguém está desempregado e sem ter para onde ir, por exemplo, encontra abrigo no albergue.
Serviços
Quem procura o albergue municipal tem a sua disposição diversos serviços, além da moradia. Isso inclui desde o acompanhamento em uma possível reaproximação com a família para o restabelecimento dos vínculos, até orientação para encaminhamento de documentos, mercado de trabalho, e atendimentos de saúde. “É feito todo acompanhamento para ele poder recomeçar a vida”, diz.
Para entender a situação do desabrigado e dar os encaminhamentos necessário, durante os três primeiros dias é feita uma espécie de triagem. “Em três dias conseguimos fazer uma boa análise. Havendo a possibilidade abrigamos até a pessoa conseguir ter pra onde ir novamente”, esclarece. Além de todo o serviço, durante os dias em que ficam no albergue, as pessoas recebem café da manhã, almoço e jantar.
Reforma
A fachada do prédio foi totalmente remodelada, bem como as modificações necessárias para permitir a acessibilidade do abrigo – na entrada uma rampa foi construída e as portas alargadas para a passagem de cadeirantes, por exemplo. Uma ala exclusiva para as mulheres também foi construída. Novas salas, banheiros, quartos, armários para guardar objetos pessoais, cozinha e lavanderia completam a estrutura.