O destino do lixo atrai prefeitos do MT

Meio ambiente: comitiva da Associação Mato-grossense de Municípios conheceu operação do aterro de Erechim e sistema de coleta seletiva de Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação/ON

Esta semana 13 prefeitos dos municípios da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM) estiveram em Passo Fundo com o objetivo de conhecer alternativas de coleta seletiva de lixo e operação de aterro sanitário. Para isso, visitaram também Erechim, onde existe uma lagoa de decantação construída para o processamento do lixo. Os gestores foram ao local onde fica o aterro sanitário e a lagoa de estabilização, decantação e evaporação do chorume. O aterro conta com tubos de saída do gás metano, um sistema de queima constante do gás metano, o que dificulta a deterioração mais rápida dos dejetos ali depositados.
Em Passo Fundo, eles foram acompanhados pela Nova Era, quando conheceram o sistema de limpeza urbana, o qual a empresa realiza, e também estiveram em uma cooperativa de separação do lixo seco. A visita, segundo presidente eleito da AMM, Meraldo Figueiredo Sá, prefeito de Acorizal, serviu para conhecer algumas alternativas de sistemas que podem ser implantados nos municípios mato-grossenses, uma vez que pretendem se adequar à lei sobre a implantação de um plano de resíduos sólidos.

Participaram da visita os prefeitos dos municípios de Acorizal, Meraldo Figueiredo Sá, Jauru, Pedro Ferreira de Souza, Glória D´Oeste, Nilton Borges Borgato, Nossa Senhora do Livramento, Zenildo Pacheco Sampaio, Peixoto de Azevedo, Sinvaldo Santos Brito, Pontes e Lacerda, Newton de Freitas Miotto, Alta Floresta, Maria Izaura Dias Alfonso, Matupá, Fernando Zafonato, Nova Olímpia, Francisco Soares de Medeiros, Castanheira, José Antunes de França, Campo Verde, Dimorvan Alencar Brescancim, e Alto Paraguai, Adair José Alves Moreira, além do vice-prefeito de Nova Lacerda, Admilson Brandão.

Gostou? Compartilhe